Casal Saneamento Alagoas
Avaliar os avanços do saneamento em Alagoas e fortalecer troca de experiências no setor foram os principais objetivos da reunião realizada, na quarta-feira (21), entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a comitiva do Banco Mundial (BIRD), liderada pela especialista sênior em saneamento, Juliana Garrido.
O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos da Companhia, em Maceió, e foi conduzido pelo diretor-presidente, Luiz Neto.
Um dos pontos centrais do diálogo foi a análise dos resultados obtidos com as concessões dos blocos A, B e C, fruto do novo Marco do Saneamento em Alagoas e do programa “Mais Água Alagoas”.
LEIA TAMBÉM: Crise do saneamento em Manaus/AM expõe riscos à saúde e ao meio ambiente
Além disso, a discussão abordou a regulação dos serviços, outorgas de água, infraestrutura dos sistemas de abastecimento e a gestão do Canal do Sertão, estrutura que passou recentemente para a responsabilidade da Casal.
“A visita foi uma ótima oportunidade para apresentar os avanços da universalização do saneamento no Estado. Tenho recebido diversas instituições que buscam conhecer o modelo de Concessões adotado pelo Governo de Alagoas. Esse modelo é uma referência na cobertura dos serviços, principalmente para cidades e povoados mais distantes dos centros urbanos”, disse o diretor-presidente da Casal, Luiz Neto.
Casal Saneamento Alagoas
A especialista Juliana Garrido destaca que a visita representa uma oportunidade de aprendizado mútuo.
“Nossa missão aqui é estabelecer uma troca de experiências que fortaleça a expertise do Banco Mundial em questões técnicas e nas especificidades da região Nordeste, em especial do sertão alagoano. As soluções desenvolvidas pela Casal para os desafios únicos do semiárido podem servir de referência para outros projetos do Banco em regiões com características similares ao redor do mundo”, afirmou.
O encontro contou também com a presença do vice-presidente Corporativo, Diego Tenório, e da vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, que participaram ativamente das discussões.
Fonte: AL1.