saneamento basico
chamada publica corsan

CORSAN abre Chamada pública para Projeto Piloto para Aspersão de Esgoto Tratado na Silvicultura na ETE Tramandaí

Imagem Ilustrativa

A presente Chamada Pública visa promover a parceria com Empresas, Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia para a sinergia dos interesses da CORSAN e da sociedade como um todo

A Chamada visa receber e selecionar propostas de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de interesse da CORSAN para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo das linhas temáticas para sanar a problemática apresentada.

A presente Chamada Pública não possui caráter vinculativo, tampouco obriga a CORSAN a promover parcerias ou contratos com as Empresas, Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia que responderem ao chamamento para apresentação das propostas porventura encaminhadas, haja vista que eventual contratação será concretizada segundo as diretrizes legalmente estabelecidas na Lei Federal n.o 10.973/2004, inclusive no que se refere à dispensa de licitação.

Objetivos Principais

Determinar a taxa de aplicação ambientalmente segura no local utilizando aspersão do esgoto tratado, e avaliar o crescimento de pinus a partir do reuso.

Descrição

Atualmente a disposição final do esgoto na ETE de Tramandaí é a infiltração no solo. Com o aumento da vazão e a modernização da ETE previstos para o segundo semestre de 2022, estão sendo avaliadas outras alternativas para a disposição final do esgoto tratado, entre elas a aspersão, como é feito na unidade de tratamento de efluentes líquidos da SITEL.

A taxa de aplicação na unidade da SITEL atualmente é em torno de 1,85 L/s.ha. Porém, deve-se avaliar qual a taxa de aplicação adequada no entorno da ETE, devido às diferentes características locais entre o litoral e a área da SITEL.

Próximo à ETE há plantações de pinus que compreendem áreas consideráveis. Estas plantações poderiam receber parte do esgoto tratado da ETE caso o projeto piloto demonstre viabilidade técnica.
Neste projeto piloto se pretende aplicar o esgoto tratado em uma área interna da ETE, onde há uma quantidade grande de pinus, através de aspersores, e avaliar a vazão de esgoto que pode ser infiltrada e evapotranspirada sem que haja alterações consideráveis no ambiente local. Além disso, também deverá ser avaliado o crescimento dos pinus na área onde o esgoto tratado foi aplicado, e comparado ao crescimento dos pinus onde não houve aplicação.

Data Limite

As propostas serão enviadas para o e-mail [email protected] até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março de 2022. Após o prazo limite para recebimento, nenhuma outra proposta ou informação adicional será recebida. A proposta seguirá conforme modelo presente no Edital anexado abaixo.

Cronograma

1. Publicação da Chamada Pública: 01/02/2022
2. Término do prazo para envio eletrônico da proposta (até às 23h59 – horário de Brasília): 31/03/2022
3. Divulgação do resultado: 15/04/2022
4. Divulgação do resultado final da Seleção Pública no site da CORSAN: 30/04/2022

Edital para Download

Fonte: Site CORSAN

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »