saneamento basico
Codau Saneamento Perdas

Codau melhora no ranking do Saneamento e mira perdas de 30%

Codau Saneamento Perdas

Por: Tito Teixeira

A Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) estabeleceu meta de redução de perdas de água na rede, ou seja, a distribuição a partir da estação de tratamento até o hidrômetro, para 30%, até o final de 2025.

Atualmente, essa perda é de 36,58%, segundo o diretor de Saneamento da autarquia, Giovanni Molinero.

Mas em recente entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, junto com o presidente da Codau, Rui Ramos. Foi informado que o município hoje está no limite da média nacional, que gira em torno de 40%.

Estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil aponta que o volume de água perdida nos sistemas de distribuição no Brasil equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente ou mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira. Mesmo considerando apenas os 60% deste volume que são de perdas físicas (vazamentos), chega a ser uma quantidade suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano.

LEIA TAMBÉM: Abastecimento e tratamento de água é restabelecido em Porto Alegre/RS

Codau Saneamento Perdas

O Instituto Trata Brasil também divulgou recentemente que Uberaba subiu duas posições no ranking do saneamento básico. Conforme estudo divulgado esta semana pelo Instituto, a cidade ocupa a 23ª colocação. Já Uberlândia caiu do terceiro para o quinto lugar na lista. Os dados do ranking são baseados nos indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/ Ministério das Cidades) e se referem ao ano base de 2022.

LEIA TAMBÉM: Cientistas desenvolvem célula sintética capaz de realizar diferentes funções

A Codau já conseguiu reduzir a perda na distribuição de água, conforme levantamento anterior do Trata Brasil. O desperdício no município chegou a ser de 43,88% e agora está em 36,58%. Para o fim do próximo ano, a meta é reduzir para 30%.

O presidente da Codau, Rui Ramos, disse que pretende implementar uma campanha para conscientização de diminuição de perdas no interior das residências. “Temos a responsabilidade pela distribuição na rede. Agora, o que acontece a partir do interior das residências cabe ao consumidor. E queremos promover uma campanha para ajudar na economia no consumo de água”, destacou.

Fonte: Codau.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »