Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

O uso do plástico e seu descarte correto

  • Opinião
  • outubro 19, 2016

Entre os inúmeros resíduos descartados irregularmente no meio ambiente, o plástico se destaca como um dos grandes vilões do meio ambiente. Ele é matéria prima de um grande volume de produtos, e apresenta uma enorme quantidade de descarte pós-consumo, o que causa um impacto ambiental em todo o mundo.

Em 2010 a produção mundial de plástico chegou aos 265 milhões de toneladas. E o plástico não é biodegradável e pode causar danos à saúde da população e dos animais, já que possuem aditivos e químicos na sua fabricação.

Mas existem razões para o uso contínuo e cada vez maior do plástico. Ele é feito a partir do petróleo, que é um material bastante explorado no mundo todo, ele é barato, durável, leve e versátil, que podem ser usados nos setores de embalagens, construção civil, eletrônicos e outros.

Os plásticos podem até diminuir o consumo energético e as emissões de gases de efeito estufa de diversas formas e podem ainda ser usados em sistemas de geração de energia solar e fotovoltaica.

No entanto, esse material que pode ser tão útil, causa um grande estrago no meio ambiente se não for descartado adequadamente.

O que acontece ainda é que esses resíduos são enviados para lixões, aterros ou disposto irregularmente no ambiente, colocando a vida e a saúde da população em risco. As políticas públicas e a legislação têm incentivado a reciclagem mecânica, e tem surtido bastante efeito principalmente na Europa e Estados Unidos.

No Brasil ainda estamos dando passos lentos, mas já há sinal de melhora desde o surgimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010.

Existem, porém, mais tipos de reciclagem, como a química e a energética, que devem ser usadas de acordo com o material do plástico, tipos de resina, grau de mistura de polímeros e da limpeza, e levar em consideração até a verba disponível para o processo.

Esses tipos de reciclagem devem ser usados complementarmente, de acordo com sua adequação. O governo deve incentivar e adotar medidas regulatórias para que isso ocorra.

Leia também: Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos

É essencial projetos que destaquem a importância da gestão e disposição dos resíduos plásticos, como aconteceu na União Europeia, com a criação de programas como o Ação Ambiental e o REACH.

O Brasil ainda enfrenta problemas quanto a gestão inadequada de resíduos sólidos. Além da PNRS, que incentiva a reciclagem, é preciso outras ações governamentais dos estados e municípios e a colaboração das indústrias. Aqui a principal forma de reciclagem é a mecânica, devido aos custos e pela sua importância social, já que emprega milhares de catadores e sucateiros por todo território.

Mas eu aconselharia as autoridades a investir em novos métodos de reciclagem, para que uma maior quantidade de plásticos possa ser reciclada, aumentando a eficácia do processo.

O uso da logística reversa promete uma mudança no cenário brasileiro, promovendo a valorização econômica, ambiental e social do plástico pós-consumo, e priorizando formas de recuperação do material.

Precisamos entender que apesar dos benefícios do uso do plástico, ainda é preciso melhorar as formas de atuação do ciclo de sua produção e descarte. Sendo um caso de saúde pública, cidadãos, governo e indústrias devem agir em conjunto e cada um deve ficar atento ao seu papel.

Cabe ao cidadão ficar atento a práticas adequadas de uso e disposição de plásticos, reciclando sempre que possível. Às indústrias cabe repensar todo seu processo de produção e de rever suas responsabilidades. É preciso reduzir o material usado, pensar em um design mais ambientalmente correto, que facilite o reuso e reciclagem.

E o governo deve traçar metas de uso e descarte de resíduos sólidos e principalmente do plástico, moldando sua legislação de acordo com as possibilidades e a realidade brasileira, mas que ainda avance e estimule ações, pesquisas acadêmicas e desenvolvimento tecnológico.

*Hiram Sartori é Engenheiro Sanitarista, possui doutorado em Engenharia Civil e atua como consultor e professor do Ensino Superior.

Site: hiramsartori.com.br
Twitter: @hiram_sartori
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/hiramsartori

A opinião apresentada é de responsabilidade do autor.

AnteriorAnteriorDF pode racionar água e cobrar tarifa até 40% maior em novembro
PróximoGoverno do ES anuncia programa para uso da água e do soloPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
aquamec
Superbac
Conaut
DENORA
Penetron
suez
logo-netzsch
bf-dias
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.