Na semana passada, em Singapura, a Bentley Systems realizou sua conferência anual – The Year in Infrastructure 2019.
“Going Digital” foi o slogan do evento, representando a evolução do BIM (Building Information Model) para o Digital Twins (ou Gêmeos Digitais) nos projetos de infraestrutura em todo o mundo.
Dezenas de projetos interessantes da Bentley Systems utilizando a metodologia BIM e Digital Twins foram apresentados, evidenciando a distância que existe em relação à estas metodologias, na maioria dos projetos de infraestrutura de saneamento (água, esgoto e drenagem) no Brasil.
Mas primeiramente, devemos entender esta evolução dos projetos 2D para o Digital Twins.
Plataforma BIM
É a modelagem da informação da construção, que permite criar plantas de construção inteligentes. Ou seja, consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte dessa planta. O BIM não é um software. Ele é a representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas as informações do ciclo de vida da construção, disponíveis em projeto.
Gêmeos Digitais
São representações digitais de ativos físicos e sistemas no contexto do ambiente ao redor reunidas com informações de engenharia para proporcionar o entendimento e a modelagem da sua performance. Assim como os ativos no mundo real que eles representam, os gêmeos digitais estão em constante mudança. Eles são continuamente atualizados de várias fontes, incluindo os sensores e drones, para representar o status de tempo certo ou condição de trabalho dos ativos de infraestrutura físicos do mundo real. Na verdade, os gêmeos digitais, ao combinar o contexto digital e os componentes digitais com a cronologia digital, melhoram BIM e GIS por meio do 4D.
“A ampla aceitação do BIM beneficiou substancialmente os profissionais e projetos nos últimos quinze anos, mas agora, com os serviços de nuvem, modelagem 3D realista, e análises avançadas, podemos melhorar o BIM por meio de gêmeos digitais”, disse Santanu Das, vice-presidente sênior de integração de projetos da Bentley Systems.
“Até agora, o uso do BIM foi limitado a entregáveis estáticos que, após seguirem para a construção, ficam desatualizados rapidamente, perdendo o potencial valor adicional dos dados de engenharia bloqueados em modelos BIM. Agora, com os gêmeos digitais, podemos acessar os dados de engenharia de um modelo BIM com seus componentes digitais constituintes como um ponto de partida, atualizar continuamente a representação digital com inspeções de drones e modelagem 3D realista, e — é aqui que realmente fica empolgante — continuar modelando e simulando a adequação ao propósito de um ativo, levando em conta a cronologia digital de seu ciclo de vida. Por fim, o valor dos dados de engenharia em um modelo BIM pode ir além da entrega para a construção e, até mesmo, além da entrega para a operação, garantindo e melhorando a performance do projeto e dos ativos. O aprimoramento do BIM para 4D por meio de gêmeos digitais permanentes significa que os modelos e as simulações dos projetos podem servir a um propósito maior do que simplesmente as entregas do projeto, como se fossem o DNA digital de um ativo vivo!”
“Going Digital” parece ser uma ida sem volta. Vamos ver quando ele se tornará realidade nos projetos de infraestrutura de saneamento no Brasil.
Leia também: Bentley Systems apresenta novos serviços ITWIN
Sobre a Bentley Systems
A Bentley Systems é a fornecedora líder global de soluções de software para engenheiros, arquitetos, profissionais geoespaciais, construtores e operadores proprietários para projetos, construções e operações de infraestrutura, incluindo obras públicas e serviços públicos, plantas industriais, e cidades digitais. Os aplicativos de modelagem aberta com base no MicroStation da Bentley e seus aplicativos de simulação abertos aceleram a integração do projeto; suas ofertas ProjectWise e SYNCHRO aceleram o desenvolvimento do projeto; e suas ofertas AssetWise aceleram a performance de ativos e de rede. Abrangendo a engenharia de infraestrutura, o iTwin Services da Bentley está avançando, fundamentalmente, BIM e GIS dos gêmeos digitais 4D.
A Bentley Systems emprega mais de 3.500 colaboradores, gera receitas anuais de US$ 700 milhões em 170 países, e investiu mais de US$ 1 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e aquisições desde 2014. Desde sua fundação, em 1984, a empresa continua sendo a parte majoritária da propriedade de seus cinco irmãos Bentley fundadores.