saneamento basico

Diretor da CAB Cuiabá fala sobre o legado da água

O mundo inteiro celebrou neste domingo, 22 de março, o Dia Mundial da Água, data dedicada a um bem essencial à condição humana e de valor incomensurável. Tomo a liberdade de pedir a você, morador de Cuiabá, que se junte a mim e a todos os demais 792 funcionários da CAB Cuiabá numa importante reflexão: O que cada um de nós, verdadeiramente, está fazendo em prol do consumo consciente de água em nossa cidade?

E mais: Qual é o caminho percorrido pela água, desde os Rios Cuiabá e Coxipó, até as torneiras de milhares de casas e famílias? Você sabia que o consumo de água diário por habitante em Cuiabá é de 458 litros quando a média considerada ideal pela ONU é de 110 litros e a média no Brasil é de 166 litros?

A CAB Cuiabá completa em abril três anos de trabalho na Capital mato-grossense com uma rotina diária e ininterrupta de esforços técnicos e compromisso com o cidadão. Ao assumir uma concessão de serviços públicos de água e esgoto que irá perfazer uma trajetória de três décadas, a CAB Cuiabá assumiu, indubitavelmente, um pacto com a sociedade cuiabana. Um pacto regido pela prestação de serviços de qualidade e profissionalismo no atendimento ao consumidor, 24 horas por dia.

Admitimos publicamente as dificuldades encaradas na operação dos serviços de produção e distribuição de água e de tratamento de esgoto. Igualmente, temos o orgulho em apresentar com total transparência a nosso maior cliente, o cidadão cuiabano – sendo ele “do pé rachado” ou “pau rodado” (expressões que aprendi ao me mudar para Cuiabá) -, todos os resultados alcançados até aqui, 22 de março de 2015.

A CAB Cuiabá atende hoje 195.539 residências. O produto que tratamos e distribuímos todos os dias, a água, chega às torneiras de 588.902 pessoas. De crianças a idosos, de donas de casa a profissionais liberais, professores, advogados, onde há um escritório, uma escola, uma empresa ou um lar, lá também está a CAB Cuiabá. A concessionária já atingiu o patamar de 28.211 novas ligações de água desde o início das operações, em 18 de abril de 2012. A cada nova ligação, passa a ser assegurado o acesso à água na torneira. Acesso a serviços públicos. Acesso a mais cidadania.

E para que a água percorra as tubulações Cuiabá afora até a sua casa, acredite, centenas de trabalhadores atuam cotidiana e continuamente, num complexo sistema de captação e tratamento (etapa que chamamos na engenharia de “produção”) e distribuição. Para aperfeiçoar os serviços de água da Capital, propósito maior do regime de concessão pública feito pela prefeitura de Cuiabá, a CAB Cuiabá já ampliou em apenas 3 anos em 208 quilômetros a extensão da rede de distribuição. É praticamente a mesma distância de nossa Capital até cidades como Rondonópolis e Cáceres.

Até o momento, já conseguimos mais que dobrar o universo de residências com abastecimento contínuo de água, índice que passou de 30% em março de 2012 para os atuais 75%, em março de 2015. A cada passo dado, a cada meta anual superada, a CAB tem reafirmado o compromisso de empreender um verdadeiro legado da água para Cuiabá. Cada integrante da equipe CAB Cuiabá sabe que ainda há muito a ser feito, compromisso de trabalho e dedicação que reforçamos ao comemorar o dia 22 de Março, Dia Mundial da Água.

 

Antonio Carlos Ribas Dallalana é diretor-geral da CAB Cuiabá

 

Fonte: Gazeta Digital

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »