saneamento basico

Especialista destaca que há senões na iniciativa privada

Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Thiago Guedes de Oliveira vê com preocupação o incentivo à privatização no setor de saneamento.

Como vê o interesse do governo em incentivar o setor privado no saneamento?

A ideia de que a privatização elevará investimentos é falsa. Isso será feito pela majoração da tarifa ou pelo financiamento subsidiado. O que interessa ao setor privado são municípios maiores, com estrutura consolidada.

Há cidades sob gestão privada com boa classificação em rankings de qualidade…

Melhores serviços estão privatizados porque são bons. Não são bons porque estão privatizados. A lógica privada guia-se pelo lucro, nem sempre alinhada aos interesses de usuários.

Qual é a alternativa então?

O serviço público mostrou que não é eficiente, mas também há senões na iniciativa privada. Nos países escandinavos, o governo controla a política de saneamento e estimula a participação privada na área operacional. Na Inglaterra e na França, a privatização foi feita depois da universalização. Mesmo com regulação, se viu forte aumento de tarifas na Inglaterra. Muitos municípios franceses estão retomando o serviço. Não se pode deixar a iniciativa privada controlar decisões.

Fonte: O Globo
Foto: Alexandre Cassiano / O Globo

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »