saneamento basico

Expectativas da ABREN sobre o Leilão A5

Leilão A5

Expectativas da ABREN sobre o Leilão A5

É essencial a alocação de quantidade suficiente de energia para viabilizar 131 MW de potência instalada de usinas a partir da recuperação energética de resíduos sólidos urbanos.

Essa tecnologia oferece benefícios socioambientais que extrapolam a simples necessidade de geração de energia elétrica, pois a recuperação energética é, acima de tudo, saneamento do lixo urbano, que hoje deixa uma conta de R$ 5,5 bilhões por ano na saúde pública e emite muitos gases de feito estufa.

Para cada tonelada de CO2 equivalente que destinamos a uma usina de recuperação energética, por exemplo, deixa-se de emitir 1,6 toneladas de CO2 equivalente.

Além disso, as usinas de recuperação energética não trazem risco de contaminação da água potável disponível no planeta.

Realidade Pós Leilão A5

A URE Barueri foi a única usina de resíduos sólidos urbanos contratada e vendeu os 25% de capacidade que restava, pois já havia comercializado os outros 75%.

Porém, faltou demanda para os outros 9 projetos cadastrados para o leilão.

Infelizmente, ainda faltam estímulos por parte das autoridades públicas, uma vez que essa fonte é uma solução de saneamento ambiental que também gera energia.

Precisamos de mais projetos cadastrados para criar um mercado no Brasil.

Yuri Schmitke

Leilão A5 - Yuri Schmitke

 

 

 

 

 

 

 

 

 

YURI SCHMITKE
– Presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN)
– Presidente do Waste-to-Energy Research and Technology Council (WtERT Brasil)
– Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
– Professor da FGV no MBA em Administração: Recuperação Energética e Tratamento de Resíduos.

 

Últimas Notícias:

Implementação da Tarifa Social de Água e Esgoto avança em municípios onde vivem mais de 156 milhões de brasileiros

a comparação de dados de abril e maio, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informa que houve o aumento de 154,9 milhões para 156,2 milhões de brasileiros residentes em municípios. Onde a implementação pela Tarifa Social de Água e Esgoto foi iniciada. Segundo a atualização de maio da Lista Positiva da Tarifa Social de Água e Esgoto.

Leia mais »
SBV Ambiental (8)

Implantação de redes coletoras de esgoto: desafios executivos, produtividade e impactos operacionais em um estudo de caso | SBV Engenharia Ambiental

A implantação de redes coletoras de esgoto representa uma etapa fundamental da infraestrutura de saneamento urbano. Embora frequentemente associada apenas à instalação de tubulações, a execução envolve uma cadeia complexa, diretamente influenciada por fatores como profundidade de vala, interferências subterrâneas, presença de água, condições geotécnicas, logística de materiais e produtividade das frentes de obra.

Leia mais »