saneamento basico

Agespisa: “40 cidades com contratos vencidos”

O presidente do Instituto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires, disse ontem que em 40 cidades piauienses os contratos de concessão de serviços para Agespisa explorar o abastecimento de água e tratamento de esgotos estão vencidos. A informação foi dita em entrevista a uma emissora de TV local. O número equivale a cerca de 30% do total de cidades em que a empresa atua, que são 157 municípios.

Nestes locais, serão realizados novos contratos. Herbert Buenos Aires se reuniu na última terça-feira (15) com representantes da Prefeitura de Teresina para tratar sobre a situação de transferência dos serviços da Agespisa para o Instituto de Águas. Na próxima semana, o programa de ações deve ser apresentado pelo Instituto, que tem sido apresentado pelo governador Wellington Dias (PT) como o responsável por melhorar o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Estado.

Atualmente, a Agespisa encontra-se endividada e incapaz de receber recursos para investimentos. Na ocasião, Buenos Aires garantiu que os servidores da empresa não terão problemas e não vão sofrer prejuízos com a mudança da empresa para o Instituto de Águas do Piauí.

O gestor informou ainda que em Teresina, o contrato de programa com a Agespisa não vem sendo integralmente cumprido e que o novo órgão deve remodelar a questão para tentar melhorar a prestação dos serviços.

Foto: Portal AZ

Por: João Magalhães- Jornal O Dia

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »