Águas de Itu é alvo de discussão na Câmara

A afirmação do ex-prefeito de Itu, Herculano Passos, de que em seu governo a cidade não sofreu com a falta de água foi criticada na sessão desta segunda-feira (14) pela vereadora Balbina de Paula Santos (PMDB). A parlamentar disse que todo o problema teve início, exatamente, na gestão de Herculano, responsável pela concessão dos serviços de água e esgoto do município. “Não estou aqui querendo defender os outros, mas o ex-prefeito estava a frente dos negócios e aceitou junto com o seu Maurício Dantas. A pessoa tem que ter responsabilidade, ela não pode jogar a culpa só nos outros. Tem que assumir o erro junto e não dizer que não tem nada a ver com a história”, declarou.

Balbina aproveitou a ocasião para lembrar que a concessão acabou sendo feita com um grupo que não é do ramo. “Nem o Grupo Bertin, nem a Equipav entendiam de água. O grupo Bertin entendia de frigorífico. A Equipav entendia de obras, asfalto, pedágio, menos de água. As duas empresas tiveram atrito e a pior ficou na nossa cidade tomando conta da água. Até hoje nós estamos sofrendo por falta de responsabilidade dessas duas pessoas (Herculano Passos e Maurício Dantas) que falaram tanto que ia ser bom para a cidade”, esbravejou.

Josimar Ribeiro, que foi vice-prefeito durante o último mandato de Herculano, saiu em defesa da concessão, alegando ter sido de extrema importância para a cidade. “Se não fosse a concessão naquele momento, teria tido um problema muito maior. Nós governamos a cidade durante oito anos e não faltou água. Teve algumas pendências, alguns problemas, mas não nesse sentido”, frisou.

Balbina disse que o vereador estava equivocado e que o grupo do ex-prefeito está tentando se livrar da culpa. “O ex-prefeito ficou oito anos lá e faltou água sim. Tanto que, além de ter faltado água, deixou o problema para o outro (Tuíze). É muito fácil fazer uma concessão, e largar a responsabilidade para o outro. Ficou oito anos na Prefeitura e agora não é culpado de nada”.

Outra revelação feita por Balbina diz respeito a uma verba que seria liberada pelo Governo Federal, mas que na época, o então prefeito Herculano recusou. “Na gestão do Lula (ex-presidente) foi disponibilizado R$ 30 milhões para os municípios fazerem investimentos na água. Itu não aceitou, não quis, porque não era conveniente. Era mais conveniente fazer a concessão. Foi isso que aconteceu”, concluiu.

http://jornalperiscopio.com.br/site/index.php/mais-uma-vez-concessionaria-aguas-de-itu-e-alvo-de-discussao-na-camara/

Últimas Notícias: