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Águas de Timon entregará relatório de qualidade da água aos clientes

A água utilizada para consumo humano precisa atender aos padrões de qualidade e potabilidade exigidos pela legislação brasileira. A Águas de Timon realiza mensalmente cerca de 400 análises físico-químicas e microbiológicas na água distribuída à população. Todos os parâmetros estão em conformidade com o que determina o Ministério da Saúde e serão disponibilizados à população através do Relatório Anual de Qualidade da Água – 2015.

Em março, mês em que celebra- se o Dia Mundial da Água, todos os clientes da concessionária receberão o Relatório Anual de Qualidade da Água. O documento apresenta os resultados das análises da água distribuída em 2015 e cumpre as regulamentações previstas no Decreto Federal 5.440/2005 (definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água e divulgação de informações ao consumidor), Lei Federal 8.078/ 1990 (proteção do consumidor) e Portaria 2.914/ 2011 do Ministério da Saúde (procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano).

O Relatório Anual de Qualidade da Água – 2015 será entregue pela equipe de leituristas da concessionária e também ficará disponível para download no site da empresa (www.aguasdetimon.com.br). A transparência é um compromisso da Águas de Timon com a população timonense.

A concessionária está promovendo melhorias na rede de distribuição de água. Para viabilizar estas ações é necessário interromper o fornecimento de água em ocasiões pontuais. Após o retorno do abastecimento, em alguns pontos do município a água pode chegar turva às torneiras. Isto ocorre por conta da presença de incrustações na rede de abastecimento.

Incrustações são depósitos que se formam no interior das tubulações, devido a presença de partículas na água. Elas precipitam e com o passar do tempo transformam-se em sólidos insolúveis, ou seja, que não dissolvem na água. Outro fator determinante é a atuação de microrganismos capazes de desenvolver e formar os chamados biofilmes. Eles aderem às paredes internas dos tubos e afetam rapidamente os sistemas, propiciando a formação de incrustações que alteram a qualidade da água, mesmo quando o manancial não tem características que promovam a formação de cristalização de sais em baixas concentrações.

Os sistemas de produção que abastecem a zona urbana de Timon utilizam captação subterrânea e possuem boa qualidade de parâmetros físico-químicos: sem contaminação por metais, bom índice de sais, baixa concentração de sólidos totais, pH na faixa de 6.6 – 7.2, cor aparente e turbidez baixa, apresentando contaminação por microrganismos típicos que propiciam o crescimento de microalgas. Por isso, sem monitoramento e controle efetivo, como ocorria anteriormente, a incrustação foi acumulando-se nas tubulações.

Qualidade da Água – Em maio de 2015, a Águas de Timon iniciou a implantação do tratamento de desinfecção da água, 24h por dia, e aumentou o número de amostragens mensais de 60 para 434, avaliando a qualidade na saída do sistema de produção e na rede de distribuição. Após uma manutenção de rotina foi identificada no interior das tubulações a presença de uma camada superficial amolecida. Com a implantação do tratamento, ocorreu o processo de oxidação e inativação do material, fragmentando as incrustações.

A implantação do sistema de desinfecção e a variação da velocidade da água – resultante da demanda do abastecimento e de interrupções pontuais para promoção de melhorias – provocou o desprendimento das incrustações das paredes dos tubos e o acúmulo desta em trechos de relevo mais baixo e pontas de rede.

A água se mantém livre de contaminação microbiológica devido a presença do agente de desinfecção (tratamento), porém com aspecto desagradável devido ao aumento da cor e a presença de material em suspensão na água. A Águas de Timon realiza o controle da água fornecida à população. São analisados parâmetros como cor aparente, pH, cloro residual livre (CRL), turbidez, coliformes totais e escherichia coli (e. coli). Todas as análises estão em conformidade com o que determina o Ministério da Saúde e disponíveis no Relatório Anual de Qualidade da Água – 2015.

A Águas de Timon ressalta que realiza tratamento da água fornecida aos moradores da zona urbana de Timon, analisa e controla a qualidade, promove limpeza periódica dos reservatórios e investe na modernização das redes de abastecimento. A concessionária recentemente adquiriu 10 km de tubulações que serão usadas para promover melhorias e também extensão da rede de água; além de ter implantado o sistema de descargas em 30 pontos estratégicos do município, em regime de acionamento rotativo, 24h por dia. O procedimento é previsto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 12218.
Fale Conosco – A Águas de Timon solicita que a população entre em contato com a Loja de Atendimento em casos de questionamentos quanto à qualidade da água. Isto ajuda a concessionária a identificar pontos onde é necessário implantar descargas e promover mais investimentos na rede de abastecimento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Loja de Atendimento, localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Também é possível entrar em contato com a empresa pelo (99) 3212- 4418 e pela internet, através do site www.aguasdetimon.com.br.

Águas de Timon. Respeito que você merece.

Fonte: Águas de Timon/Thamires Figueiredo
Foto: Divulgação

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