Um projeto até bastante polêmico, mas que um grupo de vereadores preocupados com a situação, se anticipou e foi buscar informações e exemplos em outras cidades e com isso entendeu que o melhor a se fazer era a aprovação do Projeto de lei 075, que concede os serviços de tratamento de esgoto e distribuição de água na cidade de Espigão do Oeste à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd.
Apesar dos 02 votos contra, o legislativo não tinha outra opção melhor a tomar, que seria tercerizar os serviços, ou que o muncípio sem condições viesse assumir um serviço sem nenhum conhecimento técnico.
Com a aprovação do Projeto os vereadores reconheceram o trabalho comprometido, sério e intenso que a CAERD vem fazendo no município desde agosto de 1984, portanto a quase 30 anos.
É preciso lembrar que até o ano de 2009, o serviço era mantido com bastante precariedade e nem todos os setores recebiam o abastecimento de água tratada. Uma média de 45% de abastecimento das moradias eram atendidas, porém a partir de 2009, a Estatal começou a investir com muita seriedade e compromisso propondo atingir a meta de expansão da rede em 100% da cidade. Com isso foram adquiridos materiais, feitos invbestimentos na estação de captação e até mesmo adquirido uma retro escavadeira para auxiliar nos servidços de reparos da rede hidráulica.
A meta segundo o gerente do Escritório local da Caerd ainda não foi concluído, justamente porque a empresa aguardava a definição do município nessa concessão.
Cabe agora ao prefeito Célio Renato da Silveira sancionar o projeto e elaborar o convênio para a ampla discussão com os vereadores, a própria Caerd e até mesmo com a sociedade de modo geral.
Não quer dizer que com a aprovação do projeto a Caerd vai tomar posse dos direitos e iniciar uma a reformulação de reajustes de preços, pelo contrário, o maior embate surge com as discussões a cerca do convênio que esta por vir.
Só após a assinatura do convênio com todas as especificações de etapas de investimentos, taxas e metas a serem atingidas é que a Caerd assume definitivamente o sistema completo de distribuição de água concluindo com 100% de residências atendidas tanto na cidade, quanto nos distritos aonde é fornecida água tratada e, ainda, lançar mão do sistema de tratamento de esgoto na cidade, assumindo desta maneira a administração da estação de tratamento e os serviços de expanssão da rede.
BID acompanha avanços do Prosamin+ em Manaus/AM e debate projeto de saneamento rural no interior
Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus para acompanhar de perto os avanços das obras desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).