saneamento basico

Audiência aberta ao público discute tratamento de esgoto em Divinópolis

Copasa está com cronograma de obras atrasado, segundo Executivo. Companhia ainda não respondeu ao G1 sobre questionamentos.

Uma audiência pública será realizada nesta segunda-feira (4), na Câmara Municipal, para discutir o tratamento de esgoto no Rio Itapecerica em Divinópolis. De acordo com a Prefeitura, o cronograma de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está atrasado. A Companhia não se posicionou sobre o caso até o fechamento da reportagem. Em 2014, o chefe do Departamento Operacional da Copasa, Maurício Pereira, reforçou que todo o esgoto da cidade estaria 100% tratado até 2016.

A Prefeitura de Divinópolisalegou, ainda, que já cobrou informações da Copasa em relação ao cumprimento do prazo, mas o órgão ainda não se manifestou. O Executivo destacou que a Companhia tem até o final do ano para concluir as obras, que ainda não começaram. Contudo, ainda há prazo previsto.

Entretanto, se a Copasa não cumprir o cronograma, há punições previstas no contrato e a Prefeitura ainda pode denunciar o descumprimento à Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – (Arsae/MG) que estabelece as penalidades e valores de multas.

Plano de ações
No mês de julho de 2014 foi anunciado um plano de ações para salvar o Rio Itapecerica. Uma das primeiras medidas foi a contratação de uma balsa para a retirada das plantas. Além disso, foram anunciados desassoreamento e recomposição de encostas.

Na época, o chefe do Departamento Operacional da Copasa, Maurício Pereira, também reforçou que todo o esgoto da cidade estaria 100% tratado até 2016, quando três estações de tratamento de esgoto estariam em pleno funcionamento. Uma delas está pronta e atende todos os bairros da bacia do Rio Pará.

Na ocasião foi dada uma previsão de que as obras começariam no mês de agosto de 2015. Os trabalhos deveriam durar cerca de um ano e meio. De todo o esgoto produzido em Divinópolis, 10% já é tratado pela Estação de Tratamento Pará.

Estação de Tratamento de Esgoto
De acordo com o anunciado na época, seriam entregues até o fim de 2016 três estações de tratamento de grande porte. A primeira, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Pará, já está pronta. Segundo Maurício Pereira, a estação está localizada no Centro Industrial, perto do Bairro Icaraí. Os investimentos foram na ordem de R$ 9,5 milhões. Ainda de acordo com ele, a estação atende todos os bairros da bacia do Rio Pará.

Além da ETE da bacia do Rio Pará, foram projetadas também estações em Santo Antônio dos Campos (Ermida) e da Bacia do Rio Itapecerica, esta que será realizada em duas etapas. A primeira com previsão de conclusão para este ano contará com a construção de dois reatores, quatro decantadores e outros quatro filtros. Na segunda etapa serão anexados mais dois filtros, um reator e dois decantadores. As estações terão capacidade para atender mais de 300 mil pessoas com tratamento adequado de 100% do esgoto coletado na cidade.

A Câmara de Divinópolis fica na Rua São Paulo, nº 277 no Centro. Audiência é aberta a qualquer pessoa interessada.

Fonte: G1
Foto: Anna Lúcia Silva/G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »