saneamento basico

Bonatto anuncia que entrará com ação de rompimento de contrato com a Corsan

O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, convocou a imprensa hoje em seu Gabinete para anunciar que entrará com uma ação de rompimento de contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pelas constantes faltas de água e por não iniciar o atendimento de esgotamento sanitário tratado até o final do ano de 2013, como estava estabelecido no contrato. “Durante o ano de 2013 enviamos inúmeras correspondências à Corsan solicitando cronograma físico/financeiro, investimentos e retorno do serviço, bem como início da operação de tratamento do esgoto e finalização das obras no município, bem como atendimento às comunidades de Águas Claras e Itapuã, previsto em contrato desde 2009, mas não tivemos retorno sobre estas questões”, explica Bonatto. O prefeito ressalta que a ação será entregue hoje à tarde, 21, no Foro Regional de Viamão e que a Corsan deve manter o abastecimento de água até que seja feita uma licitação para que uma empresa privada possa assumir e prestar um serviço de qualidade à população, “pois o fornecimento regular de água é vital e não pode ser interrompido.”

Transporte Público Municipal

O prefeito também anunciou na coletiva desta manhã que montou uma comissão técnica que vai elaborar uma proposta de trabalho para licitação de contratação de uma empresa que estudará as linhas atuais de ônibus sob forma de pacote, a fim de licitá-las em separado. Bonatto informa que durante o processo serão feitas plenárias para a comunidade apontar a necessidade de outras novas linhas que serão incluídas na licitação. Hoje, são três empresas que fazem as linhas municipais: Viamão, Vialeste e Palmares. O objetivo do governo é qualificar o serviço. Dentre os pré-requisitos da concessão através de licitação será exigido que os ônibus tenham rastreamento por satélite, a fim de melhor fiscalização por parte da empresa, governo e usuário. “O usuário poderá acessar o programa e ver exatamente qual o local onde está o ônibus que aguarda”, explica Bonatto.

Recolhimento do lixo

Até sexta-feira, dia 24, o prefeito de Viamão informa que será aberto edital para contratação de empresa para recolhimento de lixo na cidade. Conforme dados da Prefeitura, são recolhidos diariamente cerca de 140 toneladas de lixo. Será exigido que a empresa vencedora opere com veículos rastreados por satélite, entre outros diferenciais. “A população de Viamão, assim como a grande maioria dos municípios de todos os estados, sofre muito com estes serviços e a demanda só aumentará. Assim, nesta nova contratação, exigiremos muito mais na qualidade e na eficiência dos serviços prestados até hoje na cidade”, finaliza Bonatto.

Fonte e Agradecimentos: http://jornalcorreiodeviamao.com.br/2014/01/22/bonatto-anuncia-que-entrara-com-acao-de-rompimento-de-contrato-com-corsan/

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »