saneamento basico

CASAN recebe propostas para realizar a maior obra da história da Companhia

Nesta segunda-feira (27) foram abertos os envelopes de cinco empresas que participam do processo licitatório para realização da obra da macroadutora do Rio Chapecozinho, maior obra da história da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Nesta primeira etapa, cada uma das interessadas entregou os envelopes com os documentos para habilitá-las ao processo.

A licitação tem por objetivo as obras civis com fornecimento de materiais hidráulicos e equipamentos para macroadutora do sistema integrado de abastecimento de água nos municípios de Xaxim, Xanxerê, Chapecó e Cordilheira Alta. O Valor total da obra é de R$ 197 milhões oriundos do PAC 2, governo federal.

“Este é o maior valor licitado em apenas uma obra em toda história da CASAN. A macroadutora irá garantir o abastecimento de água para aquela região pelo menos para os próximos 50 anos”, destacou o presidente Valter Gallina.

Nesta primeira fase os envelopes são abertos na presença dos representantes das empresas e os integrantes da comissão permanente de licitação da CASAN. Posteriormente, a comissão avalia a veracidade dos documentos e uma equipe de engenheiros avalia a qualificação técnica das participantes. Sem a interposição de recursos, as empresas que estiverem de acordo com as exigências do edital seguem no processo. Na segunda fase acontece a abertura dos envelopes com os valores das propostas. Vence a empresa que apresentar o menor preço global.

 

A obra
A adutora terá extensão de 57 quilômetros. Iniciará com a captação da água do Rio Chapecozinho, em Bom Jesus, passará por Xanxerê, onde terá o um reservatório de seis milhões de litros, com vazão será de 1.251 litros por segundo e uma Estação de Tratamento, que depois irá distribuir água para Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó.

 

A nova captação de água vai beneficiar uma população atual de cerca de 350 mil habitantes dos quatro municípios abrangidos no projeto, que vinha sendo objeto de estudos e desenvolvimento pela CASAN há mais de cinco anos. O prazo de conclusão é de até três anos, após o início da obra.

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »