saneamento basico

CEDAE acelera a ampliação do abastecimento de água na baixada fluminense

Com a liberação da primeira etapa do investimento total  de R$ 3,4 bilhões, a CEDAE vem  acelerando as obras de Ampliação do Sistema de Abastecimento de água da Baixada Fluminense. 

As obras estão abrangendo  vários Municípios, dentre eles Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.

O Programa contempla também a construção do Novo Guandu, uma Nova Estação de Tratamento de Água que vai representar mais 12 mil de litros de água por segundo  para a população da Região Metropolitana, e a ampliação da capacidade de armazenamento de água na região para 161 milhões de litros.

Além da nova ETA, o Programa  inclui assentamento de cerca de 100 km de adutora e de 517 quilômetros de Troncos de Adução e de Distribuição. Estão sendo implantados e reformados ainda 17 Estações Elevatórias de Água, construídos de 17 Reservatórios e reformados outros oito.

Implantação do Reservatório Queimados I

Vista Futura do Reservatório Queimados I em Aço Vitrificado

Assentamento Tubo DN 1200mm – Nilópolis

Reservatório Cabuçu Baixo – Nova Iguaçu 

Reservatório Cabuçu Baixo – Nova Iguaçu 

Fonte: CEDAE

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »