saneamento basico

Com CPI e tudo, Sanepar pode ganhar novo contrato em PG

Mesmo com uma CPI em andamento na Câmara Municipal de Ponta Grossa, a Sanepar pode ganhar um novo contrato com a Prefeitura a partir de 2015 ou 2016. Ocorre que o Estatuto das Cidades, pelo qual as Prefeituras ficam obrigadas a atualizar o Plano Diretor no que diz respeito ao abastecimento e saneamento básico, pode colocar em xeque o atual contrato. Desta forma, a Sanepar somente poderia executar os novos compromissos necessários e exigidos pelo Plano Diretor mediante um novo contrato, com adaptações.

Nos últimos dias, diretores da Sanepar teriam sido vistos no Prédio da Prefeitura, entre eles Emília Belinatti, diretora comercial da estatal, justamente para negociar um possível novo contrato. Atualmente, segundo dados extra-oficiais, a Sanepar fatura aproximadamente R$ 8,4 milhões somente em Ponta Grossa. Um grande negócio para a empresa, sem dúvida.

Atualmente, a empresa vem sendo muito questionada em Ponta Grossa, devido aos problemas com o abastecimento de água irregular, o qual a Sanepar alega que já está resolvendo com as últimas obras feitas nas adutoras, bem como com o meio ambiente, sendo realizadas investigações por vereadores membros da CPI quanto a despejos irregulares de esgoto em mananciais de água, fato confirmado pelo gerente regional da empresa em depoimento à comissão no Legislativo.

Aliás, por falar em vereadores, nenhum deles – pelo menos até onde se sabe – participou destas possíveis reuniões em que podem ter sido discutidas a efetivação de um novo contrato. Pelo contrário. Interlocutores garante que, em uma delas, havia dois vereadores na sala, os quais teriam sido gentilmente convidados a se retirarem para continuidade das tratativas, as quais podem incluir também uma estação de tratamento de resíduos, a qual seria gerenciada pela Sanepar, é claro. Mais um grande negócio, para a empresa.

Estes assuntos são polêmicos e merecem, sem dúvida, um tratamento especial por parte do Governo Municipal e dos vereadores. Se existem de fato conversas para um novo contrato, um novo formato, entendemos que o assunto merece total transparência, debatendo com a população através de Audiências Públicas, por exemplo.

Como o Governo Municipal e nem a estatal ainda se manifestaram oficialmente a respeito, ficamos no aguardo para que estes fatos possam ser confirmados, sejam de maneira oficial ou ainda através dos acontecimentos futuros.

Fonte: http://politicaemdestaque.com.br/com-cpi-e-tudo-sanepar-pode-ganhar-novo-contrato-em-pg/

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »