saneamento basico

Conselheiros decidem levar ao MP a quebra de contrato da SANESUL

Conselheiros do meio ambiente de Ivinhema através de reunião realizada no dia 18 de Novembro de 2015, decidiram protocolar os documentos juntamente  com a ata e contrato da SANESUL no Ministério Publico, referente aos investimentos que seria feito na rede de esgoto e uma usina de  tratamento dos resíduos.

No contrato existia clausulas e prazos a serem cumpridos apos a assinatura do mesmo. Até o momento a empresa que usa e usufrui de recursos naturais sem custo, não investiu nenhum palmo na rede de esgoto que teria incio no centro comercial. O contrato já foi quebrado varias vezes, sem cumprimento das determinações e o município não entrou na justiça para execução da obra ou para quebrar o contrato e assumir a concessão da água que rende milhões de Reais por ano.

IMG_0221

Por entendimento dos Conselheiros não a como esperar mais, as promessas e as desculpas se esgotaram, a empresa terá que responder na justiça a partir da data de protocolo. Ivinhema uma cidade com 30 mil habitantes tem 0% de investimento em  rede de esgoto.

Segundo os conselheiros, muitos empresários deixaram de investir na cidade, por falta da rede de esgoto e usina de tratamento. O empresario que utiliza o caminhão para esgotamento, não tem local destinado para levar esses resíduos, esta encontrando dificuldades para realização do seu trabalho.

Entenda o caso

Na data de 06 de Novembro de 2011 o então  ex -governador do Estado Andre Puccinelli, a Sanesul e a prefeitura de Ivinhema assinaram o contrato de concessão que permitia a empresa continuar administrando os sistemas de água e esgoto do município. Assinaram o contrato o governador André Puccinelli, o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa e o prefeito Renato Câmara.

Em Ivinhema a empresa Sanesul garantiu mais R$ 29,3 milhões após a renovação da concessão, que incluiam a construção de mais um reservatório de água, de uma Estação de Tratamento de Esgoto e a implantação de redes de esgoto. A intenção é chegar em 2014 com pelo menos 50% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto e manter a distribuição de água tratada para 100% da população.

O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, agradeceu ao prefeito, Renato Câmara, e a Câmara de Vereadores pela confiança na Sanesul. “Vamos fazer obras e ações para que Ivinhema tenha um dos melhores índices de saneamento, chegando a não menos do que 50% de coleta e tratamento.

A Sanesul cumpre seu papel de ser a parceira dos municípios e de ser a melhor opção de saneamento para a população de Mato Grosso do Sul”, disse.   José Carlos recebeu apoio do senador Waldemir Moka, que estava presente ao evento. “A Sanesul estava praticamente falida no início do governo André, em 2007. Por determinação desta equipe de empregados, liderada pelo José Carlos, hoje a empresa dá lucro e planeja ainda mais investimentos. E podem fazer pesquisa aqui em Ivinhema, depois da implantação das redes de esgoto, vai cair o índice de doenças”, completou.

O prefeito Renato Câmara agradeceu os investimentos realizados e disse ter confiança de que a Sanesul continuará trabalhando bem no município. “Espero que ao findar desses 30 anos de concessão, nós possamos voltar ainda a renovar com a Sanesul, em virtude do grande trabalho realizado”.

Também estiveram presentes no evento o ainda deputado federal Reinaldo Azambuja, a vice-governadora Simone Tebet, o presidente da Câmara, Dalgomir Buraqui, o gerente regional da Sanesul, Masatoshi Azuma, além de outras autoridades municipais.

Iviagora/Albuquerque

Fonte e Agradecimentos: http://www.iviagora.com/portal/ivinhema-conselheiros-decidem-levar-ao-ministerio-publico-a-quebra-de-contrato-da-empresa-sanesul/

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »