saneamento basico

Copasa inaugura obra para captação de água do Rio Paraopeba

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou, nesta segunda-feira (21), a captação de água do Rio Paraopeba para a estação de tratamento do Rio Manso, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o governo do estado, foram investidos na obra R$ 128,4 milhões e a intervenção deve garantir o abastecimento de água na região da capital mineira e evitar o risco de racionamento.

Cerca de cinco mil litros de água serão bombeados por segundo do Rio Paraopeba, para a estação de tratamento do Rio Manso. O governador Fernando Pimentel (PT) esteve na solenidade que marcou o início da captação. A intervenção começou a ser realizada no início de julho, e foi finalizada na data prevista.

Reservatórios
Ainda que a situação hídrica tenha melhorado, os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte continuam apresentando níveis abaixo do desejado.

O Sistema Paraopeba é formado pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores e, nesta segunda-feira (21), registravam níveis de 29,8%, 6,9% e 29,7,6%, respectivamente. O sistema atinge, hoje, 22,5% de sua capacidade.

De acordo com a Copasa, com a implantação da obra de captação do Rio Paraopeba, a estimativa é que os níveis dos reservatórios sejam normalizados em dois anos.

Fonte e Agradecimentos: PORTAL G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »