saneamento basico

Copasa presta esclarecimentos por serviços em Patos de Minas

Representantes da Copasa também participaram nesta quinta-feira (26), da tribuna livre da Câmara para explicar detalhes da prestação de serviços de abastecimento e esgoto, além de obras após as intervenções nas vias públicas.

A Tribuna Livre da Câmara com representantes da Copasa foi convocada através de requerimento para esclarecer diversas questões.  O gerente distrital, Jairo Carneiro confirmou estar em atraso com os serviços de tratamento de esgoto e afirmou que a obra está em andamento com três frentes de serviços para a construção de elevatórias, estação de tratamento de esgoto e construção de rede de esgoto na Padre Almir com Paracatu, objetivando retirar o mal cheiro do local.

Outro questionamento foi sobre a falta de água em alguns distritos, onde em alguns casos falta pressão e também funcionários. Para o gerente, as sete localidades onde a empresa opera o abastecimento ocorre normalmente. Quanto aos outros sete distritos, ele disse que os projetos estão concluídos, seguindo para a autorização ambiental, com previsão de conclusão para 2016.

Os vereadores questionaram também como será o abastecimento no futuro se o Rio Paranaíba não conseguir suportar a demanda. O gerente explicou que se vier a acontecer existe um plano B, que seria uma ação de construção de barramento de água no rio para acumular a água e assim continuar abastecendo. Sobre a precariedade dos serviços de pavimentação asfáltica após as intervenções, o representante da Copasa explicou que serão intensificadas as fiscalizações junto aos empreiteiros contratados para fazer este tipo de serviço.

 

Fonte: Patos Já

Últimas Notícias:
Águas Residuais Têxteis

Desafios e soluções na gestão de águas residuais têxteis: Uma abordagem biológica

Os processos da indústria têxtil consomem grandes volumes de água e geram efluentes resistentes aos processos de tratamento convencionais. Uma gestão eficaz da água requer tecnologias de tratamento que enfrentem a complexidade e variabilidade dos efluentes, assegurando qualidade para reutilização em processos húmidos. Neste estudo testaram-se tratamentos biológicos anaeróbios e aeróbios, suplementados com 2 tipos de materiais (M1 e M2), com características diferentes, para tratar 3 efluentes têxteis.

Leia mais »
DMAE Resíduos Sustentabilidade Compostagem

Dmae transforma resíduos em sustentabilidade com ações de compostagem

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está à frente de uma série de ações voltadas à compostagem, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos. Em 2024, iniciativas como workshops, palestras e projetos institucionais impactaram diretamente mais de 800 pessoas e, de forma indireta, alcançaram mais de 7 mil.

Leia mais »
Investimentos Drenagem Infraestrutura Hídrica

Governo de SP anuncia investimentos em drenagem e infraestrutura hídrica

No Palácio dos Bandeirantes, uma reunião realizada nesta segunda-feira (3) contou com a presença de prefeitos e foi marcada pela divulgação de novas iniciativas voltadas para a drenagem urbana. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou que aproximadamente R$ 64 milhões estão disponíveis no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar as cidades na criação de planos de drenagem eficazes.

Leia mais »