saneamento basico

Copasa questiona invalidação de contrato com Montes Claros

Após 27 dias do anúncio feito pela Prefeitura de Montes Claros sobre o rompimento de concessão de serviços da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), a decisão ainda causa discussão na cidade.

Em nota enviada à imprensa, a Copasa informa que “considera questionável a validade do processo administrativo. Tal situação leva a crer que o município tem a intenção de retomar a concessão da Copasa de forma truculenta, arbitrária e unilateral”.

Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, os serviços prestados pela companhia não correspondem com o lucro obtido pela mesma, que soma R$ 45 milhões por ano.

“Nosso povo acostumou com água ruim durante 40 anos. É preciso ter uma água boa, de qualidade. É preciso tratar o esgoto adequadamente, a gente não pode ficar passivo deixando uma empresa ganhar R$ 45 milhões de lucro por ano e não investir em nada na nossa cidade. Deixar os rios poluídos, os córregos poluídos, as pessoas mal atendidas”, diz o gestor.

Sobre esta declaração do prefeito Ruy Muniz em relação à má qualidade dos serviços prestados pela Copasa, a mesma declara que “a qualidade da água distribuída à população local e dos efluentes devolvidos a córregos e rios atende aos critérios estabelecidos pela legislação em vigor, conforme atestada por análises realizadas nos laboratórios de ensaios e controle de qualidade que a Companhia mantém em Montes Claros, e em Belo Horizonte, ambos certificados pela ISO 17.025”.

Ainda de acordo com o presidente da Copasa, Ricardo Simões, o contrato com a companhia foi renovado em 1998 com o município, delegando que a empresa estatal ficasse responsável pelos serviços de abastecimento, sanitários e de esgotamento até o ano de 2028.

“A Copasa que era a concessionária de água, serviços sanitários e esgotamento de Montes Claros, renovou com a prefeitura o contrato de concessão para que ela permanecesse prestando os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário por mais 30 anos. Portanto, a Copasa continua sendo a concessionária do município até 2028”, afirma.

Segundo a prefeitura, o vínculo com a companhia será finalizado em março de 2015, seis meses após a decisão ser publicada no Diário Oficial de Montes Claros. Durante este período, os serviços prestados pela Copasa serão supervisionados por uma comissão fiscalizadora ou pela Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (AMASBE).

Fonte: G1

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »