saneamento basico

Curtas: PL do Executivo que pede quebra de contrato da Caema vai ser arquivado pelos vereadores

A audiência pública desta quarta-feira (22), realizada na Câmara Municipal discutiu o projeto de Lei Ordinária nº 11/1014, de autoria do poder executivo, que se encontra em tramitação. O projeto de Lei autoriza o município a quebrar a concessão da empresa Casema, que presta serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e consequentemente a terceirização desses serviços prestados.

A realização da audiência foi uma iniciativa do vereador Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B) envolvendo diretamente duas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Imperatriz: Obras e serviços públicos e de Planejamento, uso, ocupação do solo e meio ambiente.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias:
Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

A cada três litros de água tratada que saem de uma estação de saneamento no Brasil, um desaparece antes de chegar à torneira de alguém. Além disso, o indice médio de perdas em 2024 (39,5% segundo estudo do Instituto Trata Brasil e da consultoria Ex Ante). É o dobro do considerado aceitável e bem acima da média de 15% dos países desenvolvidos e poderia ser suficiente para resolver boa parte do déficit que ainda deixa 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável.

Leia mais »
Chega de tanta água jogada fora

Chega de tanta água jogada fora

Você já imaginou uma indústria perder 40% do que produz? Ficar apenas com os 60% restantes? Se uma padaria jogasse fora quatro em cada dez pães que assa, antes mesmo de abrir, todo mundo acharia um absurdo. No saneamento brasileiro, é exatamente o que acontece com a água tratada. O país perdeu quase 40% da água produzida em 2024 antes de chegar à torneira da população.

Leia mais »