saneamento basico

Curtas: Reguladora da Cedae não tem quadro de pessoal suficiente

Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agnersa), que já controlava a companhia de gás (CEG), a CEG-Rio, a Prolagos e a Águas de Juturnaíba, não tem quadro de pessoal suficiente para a nova missão, recebida este mês: fiscalizar a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), o que ocorre pela primeira vez.

O presidente da agência, José Bismarck Vianna de Souza, disse em audiência na Assembleia Legislativa que são necessários, pelo menos, mais 25 servidores de nível superior. O concurso foi aprovado em julho do ano passado, mas ainda não está autorizado, devido à contenção de gastos do estado.

A reguladora conta com 80 funcionários, dos quais somente sete são concursados (os demais são comissionados e cedidos). Os estudos mostram que só há eficiência na regulação com quadro próprio de funcionários, que demoram de três a quatro anos para adquirirem a experiência necessária, pois não existe curso de regulador no mercado. Em tempo: a Cedae também está prometendo concurso.

Últimas Notícias: