saneamento basico

Criciuma tem desafio em esgotamento sanitário

Dos 27 munícipios, 12 nunca tiveram investimento em redes de esgoto e em estações de tratamento.

Esgotamento Sanitário

Dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, quase metade (12) dos municípios da Região Carbonífera (Amrec) e do Extremo-Sul do Estado (Amesc) continua sem nenhum investimento em sistema de esgotamento sanitário.

esgotamento sanitário

Os motivos vão desde falta de verba e necessidade de esperar por recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), até paralisação dos serviços devido à investigação da Polícia Federal que resultou na Operação Água de Prata, deflagrada em maio do ano passado com o objetivo de reprimir organização criminosa responsável por desvios de recursos do governo federal em obras de saneamento básico no Sul de Santa Catarina.

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »