saneamento basico

Estudo para concessão de saneamento tem início no RJ

As duas empresas escolhidas pelo estado para fazer um estudo para a concessão do saneamento em 25 comunidades pacificadas do Rio terão, a partir de segunda-feira, 150 dias para apresentar seus relatórios. A Aegea e a Ernest & Young deverão neste prazo mostrar a projeção de custos para a operação do sistemas de água e esgoto.

Depois da entrega dos relatórios, a Cedae calcula que sejam necessários até oito meses para o início dos trabalhos, que serão realizados por outras companhias, após a aprovação dos estudos e da realização de uma licitação. Juntas, Aegea e Ernest & Young gastarão cerca de R$ 15 milhões na elaboração dos documentos.

HIDRÔMETROS DE EMPRESAS

A ideia é garantir um investimento de R$ 600 milhões na construção de novas elevatórias de água e esgoto, estações de tratamento e tubulações, além de melhorar as já existentes. A Cedae continuará responsável pelo fornecimento de água e pelo recolhimento de esgoto no destino final. As empresas privadas cuidarão das obras e de serviços operacionais, e terão que instalar hidrômetros em imóveis sob sua responsabilidade.

— O projeto pretende dar ao esgoto o destino final adequado, seja através de uma unidade de tratamento nossa ou outra, construída pela empresa — disse Jorge Briard, presidente da Cedae.

As mudanças beneficiarão 140 mil domicílios. A concessão das empresas será de 30 anos.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »