saneamento basico

Estudo para concessão de saneamento tem início no RJ

As duas empresas escolhidas pelo estado para fazer um estudo para a concessão do saneamento em 25 comunidades pacificadas do Rio terão, a partir de segunda-feira, 150 dias para apresentar seus relatórios. A Aegea e a Ernest & Young deverão neste prazo mostrar a projeção de custos para a operação do sistemas de água e esgoto.

Depois da entrega dos relatórios, a Cedae calcula que sejam necessários até oito meses para o início dos trabalhos, que serão realizados por outras companhias, após a aprovação dos estudos e da realização de uma licitação. Juntas, Aegea e Ernest & Young gastarão cerca de R$ 15 milhões na elaboração dos documentos.

HIDRÔMETROS DE EMPRESAS

A ideia é garantir um investimento de R$ 600 milhões na construção de novas elevatórias de água e esgoto, estações de tratamento e tubulações, além de melhorar as já existentes. A Cedae continuará responsável pelo fornecimento de água e pelo recolhimento de esgoto no destino final. As empresas privadas cuidarão das obras e de serviços operacionais, e terão que instalar hidrômetros em imóveis sob sua responsabilidade.

— O projeto pretende dar ao esgoto o destino final adequado, seja através de uma unidade de tratamento nossa ou outra, construída pela empresa — disse Jorge Briard, presidente da Cedae.

As mudanças beneficiarão 140 mil domicílios. A concessão das empresas será de 30 anos.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »