saneamento basico

Fazer saneamento básico de outra forma é possível

Após mais de oito anos de gestão à frente da Embasa, estou saindo da sua presidência, extremamente gratificado, com a consciência do dever cumprido e deixando um legado que já está impactando na qualidade de vida de milhões de baianos. Gostaria muito de agradecer ao governador Wagner pela prioridade que deu ao saneamento e ao fortalecimento da Embasa enquanto empresa pública e a oportunidade de executar uma política que visa garantir o acesso à água e ao esgotamento sanitário, como foi o caso do Programa Água para Todos.

Nesse período foram garantidos R$ 7,6 bilhões, em 1.270 ações em 346 municípios, beneficiando 6,6 milhões de pessoas com abastecimento de água, sendo 3,6 milhões com a implantação de quase um milhão de novas ligações, ampliando o atendimento para 1.300 pequenas localidades rurais. Além disso, mais três milhões de baianos foram beneficiados com as obras estruturantes de grandes adutoras e barragens que estão garantindo segurança hídrica na mitigação dos efeitos da maior estiagem das últimas seis décadas. O maior salto ocorreu na área de esgotamento sanitário. Crescemos 104% no número de ligações, beneficiando 2,5 milhões de baianos e mais do que duplicamos o número de municípios atendidos; passamos de 56 para 127. Nesses oito anos fizemos mais do que nos 35 anos anteriores de existência da Embasa.

Os números e dados comprovam: a Embasa é outra empresa, não só do ponto de vista do avanço na universalização dos serviços, como também da eficiência empresarial, da capacidade de investimentos, da valorização dos empregados, da modernização e melhoria dos processos internos, do avanço tecnológico, da qualidade na prestação dos serviços, da transparência das ações e da sua relação com os municípios, à sociedade e os trabalhadores.

Tudo isso reconhecido não só nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos titulares dos serviços, bem como nas premiações recebidas nesse período, das entidades e revistas especializadas em ensino, pesquisa, economia, finanças, recursos humanos e saneamento ambiental.

Foram anos de intenso trabalho, grandes conquistas e muitas emoções. Afinal, para quem trabalha há quarenta anos na área de saneamento, a maior satisfação e o maior prêmio é sentir a alegria estampada no rosto das pessoas que pela primeira vez na vida tiveram o acesso à água de qualidade, melhorando as condições de vida e o resgate da dignidade e da cidadania. Até porque, não podemos considerar uma pessoa no exercício pleno da sua cidadania se ela não tem acesso ao mais essencial entre todos os serviços públicos: o acesso à água.

Apesar do avanço significativo, ainda temos grandes desafios para os próximos anos: a ampliação da cobertura dos serviços de água e de esgotamento sanitário. Agora é ficar na expectativa de que a nova gestão possa fazer muito mais e avançar na sua universalização.

Gostaria de agradecer aos membros dos conselhos de administração e fiscal; aos meus companheiros da diretoria executiva pelo trabalho desenvolvido e um agradecimento especial a cada um dos trabalhadores e trabalhadoras da Embasa pela dedicação, compromisso e competência no cumprimento da nossa missão. Agradecer também a minha família pelo sacrifício e pela privação em vários momentos da minha companhia e a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a obtenção desses grandes resultados. Meu muito obrigado!

A nossa tarefa não se encerra aqui, vamos seguir lutando por um serviço publico de saneamento de qualidade e pela busca incessante da garantia do acesso, principalmente para aqueles que mais precisam. Por tudo isso, podemos afirmar que: uma empresa pública pode ser eficiente e que fazer saneamento básico de outra forma é possível!

 

Abelardo de Oliveira Filho | Diretor-presidente da Embasa

Últimas Notícias: