saneamento basico

OAS encaminha venda da Samar para pagamento de dívidas

A OAS já encaminha a venda da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), criada em 2012 para assumir os serviços de saneamento no município, com a concessão do antigo Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), pela Prefeitura, à empresa do ramo de construção civil.

Nesta quinta-feira (15), o jornal Valor Econômico publicou reportagem confirmando a disposição do grupo OAS em em vender seus ativos com a finalidade de sanar uma dívida bilionária acumulada pela empresa nos últimos anos.

No caso da Samar, assim como outros empreendimentos do grupo, existe a chance de a concessionária ser comprada por alguma empresa estrangeira, uma vez que a OAS já teria entre 20 e 30 investidores interessados. Entre eles, potências empresariais do Brasil e grupos da Ásia, Oriente Médio, Europa, Canadá e Estados Unidos.

Para conduzir o processo de venda, a OAS anunciou a contratação dos escritórios de advocacia Mattos Filho e White & Case, que irão assessorá-la nas negociações que serão deflagradas ainda neste início de ano.

“A companhia pretende apresentar um plano de reestruturação financeira a todos seus credores e também informou que adotou um plano de redução de despesas expressivo e estuda a venda de determinados ativos para reforçar sua liquidez”, afirmou a OAS, em comunicado, no início de janeiro.

Na lista de possíveis bens a serem vendidos, além da Samar, estão 24,4% da empreiteira na Invepar, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, de rodovias e metrô; a Sagua, empresa de saneamento de Guarulhos; além de três estádios de futebol – Grêmio, Dunas e Fonte Nova –, e participações acionárias do grupo no estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia; Porto Novo, no Rio de Janeiro; OAS Óleo e Gás e empreendimentos residenciais.

A OAS é a primeira das empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato que passa por dificuldades financeiras. A companhia já deu dois calotes no mercado financeiro neste mês, totalizando 117,8 milhões de reais. O crédito do mercado secou após as denúncias de corrupção na Petrobras estourarem também para o lado das construtoras que firmaram contratos com a petroleira, acusadas de formação de cartel em licitações da estatal.

VOLTA DO DAEA

Contrária a todo processo que resultou na concessão do antigo Daea, a vereadora Edna Flor (PPS) disse ao Ata News, nesta quinta-feira (15), que pretende reunir pessoas dispostas a analisar todo o contrato de concessão em busca de alguma brecha que possa levar ao rompimento da parceria firmada entre a Prefeitura e a OAS, que tem prazo de duração de 30 anos.

Edna teme que a Samar seja vendida por algum grupo estrangeiro. Para ela, caso a concessionária seja mesmo colocada à venda, a intenção será travar uma batalha para que os serviços de saneamento sejam administrados pelo município.

“Nós estamos tentando agendar uma reunião com o presidente da agência reguladora na qual foi transformado o Daea, o engenheiro José Luiz Fares, para começarmos a analisar esta questão. Não será uma tarefá fácil, mas vamos fazer o que estiver ao nosso alcance”, afirma.

FONTE: http://www.aracatubanews.com/index.php/noticias/17362-grupo-oas-ja-encaminha-venda-da-samar-para-pagamento-de-dividas

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »