saneamento basico

Limeira conta 232 ‘gatos’ em 2014 na rede de água e vai coibir atos com BO

15/07/2014 14h18 – Atualizado em 15/07/2014 14h18

Limeira conta 232 ‘gatos’ em 2014 na rede de água e vai coibir atos com BO

No ano de 2013, empresa de abastecimento flagrou 405 ligações ilegais.
Água desviada seria suficiente para abastecer o município por dez dias.

Água desviada em Limeira daria para abastecer o município por até dez dias (Foto: Luciano Andrade)

Limeira (SP) registrou 232 casos de desvios na rede de água de janeiro a junho de 2014, segundo a Prefeitura. A prática é ilegal e tentará ser coibida pelo Executivo por meio de registro de boletins de ocorrência na Polícia Civil quando as denúncias forem comprovadas.

Em 2013, a concessionária responsável pelo abastecimento no município, a Odebrecht Ambiental, encontrou 405 “gatos”. A estimativa da terceirizada é de que cerca de 650 milhões de litros de água foram furtados no mesmo espaço de tempo, o que seria suficiente para abastecer a cidade durante dez dias.

Ainda de acordo com a concessionária, normalmente os furtos acontecem de duas maneiras: desviando a água antes da chegada no relógio ou com a instalação de um equipamento que altera a leitura do medidor. A região sudeste de Limeira foi a que mais teve casos confirmados de ligações clandestinas pela empresa.

De acordo com o diretor ambiental da concessionária, Tadeu Ramos, o período de estiagem torna os furtos de água ainda mais preocupantes, já que diminuem a capacidade da empresa de medir a quantidade de água disponível. “Vamos intensificar a fiscalização e registrar os casos na Polícia Civil para tentar coibir esse tipo de ação”, afirmou.

Ainda segundo Ramos, os consumidores que pagam as contar é que arcam com o prejuízo. “Os ‘gatos’ realizados podem contaminar a rede de água, causar vazamentos que interrompem o fornecimento e ainda reduzir a pressão da água”, explicou o diretor.

Fonte e Agradecimentos: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/07/limeira-conta-232-gatos-em-2014-na-rede-de-agua-e-vai-coibir-atos-com-bo.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »