Mesmo com a grave crise hídrica enfrentada desde o ano passado o guarulhense não economizou água e consequentemente não teve direito ao desconto na conta oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos. Segundo levantamento da autarquia no período de março de 2014 até o mês passado, 54% da população não tiveram acesso ao desconto. O percentual se refere a 205 mil residências, o que se considerarmos quatro pessoas por imóvel representaria um consumo médio de 2,5 mi metros cúbicos por mês.
Cerca de 34% da população tiveram acesso ao bônus de 30%, porque atingiram a meta de 20% de redução do consumo de água durante a vigência da concessão de bônus. Isso significa 130 mil residências. Os outros 125 se referem ao bônus de 10%, para aqueles que atingiram a meta de 10% de economia.
O Saae concedia desconto de 30% nas contas de quem reduzisse o consumo de água em 20% e de 10% para quem reduzisse em 10% em comparação à média mensal no período compreendido entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. O benefício foi suspenso nesta última quarta-feira, já que quando foi lançado, o incentivo econômico tinha prazo de validade.
Segundo a autarquia a concessão de bônus em Guarulhos não atendeu a maioria da população, apesar de ter cumprido a função, por que a população, de um modo geral, não tinha o que economizar, justamente, porque sempre conviveu com um déficit de água; portanto, sempre economizou. Guarulhos necessita de 4.600 l/s (litros por segundo) para atender plenamente a demanda da população.
Antes da crise hídrica, a cidade dispunha de 4.000 l/s, o que já gerava intermitência no sistema em algumas regiões da cidade. Em março do ano passado a cidade passou a dispor de 3.600 l/s, pois houve redução do fornecimento de água pela Sabesp, quando o Saae instituiu o rodízio para toda cidade. Hoje estão disponíveis 3.000 l/s e o sistema dá sinais de desequilíbrio. Atualmente, a quantidade de água fornecida pela Sabesp voltou aos patamares de 2001, para uma população que cresceu 20% de lá para cá.
Rosana Ibanez
http://www.guarulhoshoje.com.br/portal/mais-54-da-populacao-nao-tiveram-o-desconto-por-economizar-agua/