saneamento basico

Mais de 40 mil contas são canceladas pela Manaus Ambiental

Manaus – Quarenta e uma mil contas de água foram canceladas pela Manaus Ambiental e beneficiou, aproximadamente, 200 mil consumidores, de 47 bairros das zonas norte e leste de Manaus, atingidos pelo desabastecimento no último mês devido ao acidente entre uma balsa carregada de areia e uma pilastra da ponte de captação do complexo do Programa Água para Manaus (Proama), no dia 23 de junho.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (23) pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, quando ele e o governador José Melo anunciaram que o sistema do Proama foi religado à meia-noite de hoje e o fornecimento já estava normalizado. Segundo eles, nos bairros Nova Floresta e João Paulo, zona leste.
“Até sexta-feira, todos os bairros das zonas norte e leste já estarão com o abastecimento normalizado”, garantiu José Melo.

O prefeito também informou que os consumidores que receberam água durante 6 e 12 horas, por dia, neste período, do sistema da Ponte do Ismael, pagarão uma taxa  de água de R$ 25. Já aqueles que têm hidrômetro, o valor será de acordo com o consumido.

Segundo o governador José Melo, os 53 poços religados continuarão ativos até que todo o sistema do Proama esteja normalizado. Ele informou, ainda, que foram investidos R$ 6 milhões nas obras de recuperação da ponte de captação do Proama, que tiveram início no dia 4 de julho.

O serviço foi executado pela Construtora Etam Ltda. e o pagamento realizado pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Será cobrado, posteriormente, dos responsáveis pelo acidente, conforme informou a Agência de Comunicação do Estado (Agecom). A balsa envolvida no incidente pertence à empresa FT Soares Comércio e Navegação.

O acidente entre a balsa e a plataforma do Proama, no dia 23 de junho, deixou aproximadamente 500 mil pessoas sem abastecimento nos dois primeiros dias após o ocorrido. Cinquenta mil ainda estavam sem água até ontem. O fornecimento foi feito, no período,  por carros-pipa e pelos 53 poços religados.

Fonte e Agradecimentos: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/mais-40-contas-canceladaspela-manaus-ambiental/116423

Últimas Notícias: