saneamento basico

Manutenção de adutora deixa 19 mil pessoas sem água em Sumaré, SP

A troca da tubulação é realizada para melhorar capacidade da adutora. Ao todo, 13 bairros podem sofrem com interrupção no fornecimento de água.

A empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré interrompeu o fornecimento de água para 13 bairros da cidade, nesta quarta-feira (13). Segundo a empresa Odebrecht Ambiental, ao todo são 5132 pontos que terão a interrupção parcial ou total por conta da troca da tubulação de uma adutora. Segundo estimativa com base em dados do IBGE, 19 mil pessoas vão ter problemas na distribuição de água.

As fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos 30 dias são a justificativa da empresa para a troca da tubulação da adutora de água tratada do bairro João Paulo II, região central de Sumaré. Nas últimas 72 horas, a cidade registrou 60 mm de chuva, segundo a Defesa Civil Regional.

Segundo a empresa, o objetivo é evitar danos à adutora provocados por possíveis inundações do córrego Pinheirinho. Esta ação tenta garantir a regularidade do fornecimento de água para a região onde está localizado o bairro João Paulo.

Os bairros que podem ser afetados pela manutenção são: Jardim das Palmeiras, Jardim Puche, Jardim Santa Madalena, Jardim João Paulo II, Jardim Consteca, Residencial Volga, Jardim Residencial Parque das Flores, Condomínio Portal do Lago, Parque João de Vasconcelos, Vila Zilda Natel, Vila Yolanda Costa e Silva, Loteamento Primavera e Residencial Vaughan.

Ao todo, nos 13 bairros que serão afetados pela manutenção, são 5132 pontos de ligação de água, atingindo 19.123 pessoas. O cálculo foi feito com base na estimativa feita com números do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, número de pessoas por família.
Questionada pelo G1, a empresa ainda informou quantos domicílios serão afetados com a paralisação. A normalização do sistema está prevista para a manhã desta quinta-feira, mas a empresa tenta regularizar o serviço antes do prazo estipulado.

A Odebrecht Ambiental disponibiliza um serviço gratuito de telefonia 24 horas para seus clientes. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para o número 0800 771 0001 e tirar dúvidas sobre a obra.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »