saneamento basico

Mendes aguarda leilão da CAB para tomar decisão

MARCOS LEMOS
Diário de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) considerou como data limite para a solução da crise no setor de água e saneamento básico o próximo dia 12 de novembro, data agendada pela Justiça do Rio de Janeiro para a realização do Leilão da CAB Ambiental, braço da Galvão Engenharia, que se encontra em recuperação judicial depois de ser envolvida na Operação Lava Jato. “Não há mais como protelar uma situação desta. Aguardo o resultado do leilão que se não for positivo nos levará à tomada de uma decisão para salvaguardar os direito de Cuiabá e o respeito à população que não ganha nada de graça, paga por cada gota de água fornecida, isto quando chega”, disse Mauro Mendes.

A CAB Ambiental é considerada como um ativo positivo do Grupo Galvão, tanto que não está em recuperação judicial, e é proprietária da CAB Cuiabá, que está no terceiro ano de concessão dos serviços de água e esgoto da capital de Mato Grosso. Como rege a legislação, o município de Cuiabá tem que ser ouvido quanto à negociação da empresa.

Existem três grupos empresariais interessados em adquirir a CAB Ambiental que está presente em cinco Estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Alagoas), por meio de 18 operações, que, somadas, atendem, diretamente ou indiretamente, a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance de nossa prestação de serviços nos coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país.

O Grupo Franco-Inglês GDF Suez, segundo maior do mundo em geração de energia; Equipav, com 5 empresas que formam a holding Aegea, que são Águas Guariroba, no Mato Grosso do Sul, Prolagos, no Rio de Janeiro, Águas do Mirante, em São Paulo, Nascentes do Xingu, no Mato Grosso e Nacional Águas e Saneamento, em Santa Catarina e a BP originalmente Anglo-Persian Oil Company e depois British Petroleum, é uma empresa multinacional sediada no Reino Unido que opera no setor de energia, sobretudo de petróleo e gás.

A exceção da Equipav que forma a holding Aegea, que admite eventualmente disputar o leilão da CAB Ambiental, as demais empresas se resguardaram em não admitir, nem confirmar, apesar de se ter conhecimento de que a GDF Suez esteve em Cuiabá coletando informações a respeito da situação da CAB Cuiabá. A expectativa é de que com o Leilão da CAB Ambiental, haja um cronograma de retomada nos investimentos na CAB Cuiabá que apesar dos avanços nos últimos anos está longe de cumprir a meta estabelecida de universalizar a água para 100% da população da maior cidade de Mato Grosso.

Fonte: http://www.folhamax.com.br/politica/mendes-aguarda-leilao-da-cab-para-tomar-decisao/63709

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »