saneamento basico

MG: Conselheiro Lafaiete renova com COPASA por 30 anos

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Copasa Chegaram finalmente ao consenso para a renovação do contrato de concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e abastecimento de água no município, que estava vencido desde 2009. Nesta semana, representantes da Procuradoria Municipal foram à Câmara de Vereadores explicar as cláusulas, esclarecer eventuais dúvidas dos parlamentares e definir o calendário que a empresa deverá cumprir até que aconteça a assinatura do contrato, cuja duração será de 30 anos.

Em entrevista ao Departamento de Jornalismo da Rádio Carijós, o subprocurador municipal, José Luiz Gonçalves da Cruz, explicou que o consenso foi alcançado após quase um ano de negociação. O contrato estabelece todos os investimentos que a Copasa se compromete a fazer em Lafaiete para garantir o acesso de 100% da população aos serviços de água e esgoto. Também define prazos e datas para a conclusão da ETE Ventura Luiz e a completa eliminação do mal cheiro exalado pela estação de tratamento do rio Bananeiras, entre outras intervenções.

De acordo com José Luiz Gonçalves da Cruz, a assinatura do contrato ainda precisa aguardar alguns trâmites burocráticos. Ontem a Câmara Municipal recebeu o projeto que atualiza o plano de saneamento básico de Conselheiro Lafaiete, condizente com as novas metas assumidas pela Copasa. Depois da aprovação deste projeto, o novo contrato de concessão ficará disponível para consulta pública durante 10 dias. O passo seguinte será a realização de uma audiência pública para o encaminhamento de críticas e sugestões da sociedade. Só então o contrato receberá as assinaturas do governador Antônio Anastasia (PSDB), do presidente da Copasa e do prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto (PSB). A partir da formalização do documento, a empresa estará obrigada a executar investimentos, melhorias e reparos.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »