saneamento basico

Municipalização do serviço de água será discutida em Londrina

Renovar ou não o contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)? Esse será o tema central da audiência pública marcada pela Prefeitura de Londrina para o dia 9 de julho. Atualmente, o acordo mantido com o Município se arrasta com um decreto de permissão precária desde 2003.

Segundo o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), três alternativas apontadas pela Procuradoria Geral estão sendo avaliadas: a municipalização do serviço de água e coleta de esgotos na cidade; a renovação do contrato com a Sanepar; e a terceirização do serviço após ampla licitação. De acordo com o prefeito, todas as alternativas têm vantagens e desvantagens.

“A municipalização exige do Município, com uma série de desdobramentos, contratação de pessoal, comprometimento de capital. Isso vale também com a licitação. A assinatura de um contrato com a própria Sanepar evita o ressarcimento, mas impede o aporte de recursos que viriam através do processo de concessão. É um processo complexo e a decisão do Executivo passa pela opinião da população”, explicou.

Um exemplo da complexidade da discussão é a integração do abastecimento com cidades vizinhas. De acodo com Kireeff, o abastecimento de água de Cambé passa por Londrina e gera uma série de desdobramentos “Não é uma discussão simples. Há muitas variáveis. A decisão é do Executivo, considerando os aspectos técnicos, mas vamos compartilhar tudo com a sociedade e o Legislativo”, disse o prefeito.

Serviço

Audiência Pública será realizada em 9 de julho (quinta-feira), às 19 horas no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) localizado na Avenida Maringá, 2400.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »