saneamento basico

Novo sistema amplia distribuição de água na cidade

Águas de Niterói inaugurou, no dia 03 de fevereiro, dois novos reservatórios e uma nova adutora para atender aos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Até o dia 15 de fevereiro, a concessionária vai inaugurar outro reservatório em Itaipu. As obras, que receberam investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões, também beneficiarão Pendotiba e Região Oceânica. Com as obras de infraestrutura, o fornecimento de água da cidade passou de 1,8 mil litros por segundo para 2 mil litros por segundo na segunda quinzena deste mês. Até o meio do ano, o município receberá mais 100 litros, totalizando 2,1mil litros de água por segundo.

Queria fazer um agradecimento especial a todos os profissionais da Águas de Niterói pela dedicação e comprometimento. Conseguimos executar essa obra em tempo recorde. Também quero agradecer ao prefeito. Se não fosse a participação, dedicação e comprometimento dele, através da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, essa nova negociação com a Cedae não teria sido viabilizada”, afirma Nelson Gomes, diretor da Águas de Niterói.

A concessionária iniciou o projeto de construção dos reservatórios, cada um com capacidade de 3 milhões de litros d’água, no início de 2013. A adutora, que teve o início das obras em junho de 2013, possui cinco quilômetros de extensão e interliga um dos reservatórios localizados em Pendotiba à Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, permitindo abastecer toda essa região de São Francisco, Charitas e Jurujuba por esse novo sistema de distribuição de água.

Segundo o Diretor de Águas de Niterói, Nelson Gomes, a entrada em operação do novo sistema somente foi possível após o aumento da vazão de água para o município. Esse projeto foi viabilizado em parceria com a Prefeitura de Niterói, através do prefeito Rodrigo Neves, e o Governo do Estado, através da CEDAE, que fornece a água para a cidade. Com o término destas construções, a cidade passará a contar com 63,5 milhões de litros de reserva total de água.

Novos reservatórios:

– Itaipu – Rua Procurador Afrânio Moreira (Antiga Rua 87) – 1 reservatório com capacidade de 3 milhões de litros para a região oceânica.
– Pendotiba – Rua D, acesso à Rua Ademar de Paiva – 2 reservatórios de 3 milhões litros, 1 para a região de Pendotiba e outro para os bairros de São Francisco/Charitas e Jurujuba.

Nova adutora de São Francisco, Charitas e Jurujuba:

– Extensão: 5km – início em Pendotiba e final na Av. Presidente Franklin Roosevelt (túnel).

Fonte: Grupo Águas do Brasil
Veja mais: http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/aguas-niteroi/2014/02/04/novo-sistema-amplia-distribuicao-de-agua-na-cidade/

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »