saneamento basico

O criminoso desperdício de água em Porto Velho

Os números do volume de desperdício de água em Porto Velho, que foram publicados durante a semana na imprensa estadual assustam. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, publicados no G1-RO esta semana o ato irresponsável chega a 70,66%.

Rondônia é um Estado privilegiado, rico em recursos hídricos, mas a falta do precioso líquido em outras regiões deve servir como alerta para o desperdício constatado em Porto Velho. São Paulo, por exemplo, está com o reservatório da represa de Cantareira no limite, inclusive com racionamento de água.

A população de Porto Velho tem pouco mais de 60% de água encanada e potável. A rede é maior, mas há tempo canos foram “enterrados” para ampliação sem que o trabalho fosse concluído, devido à empresa ter paralisado os serviços.

O desperdício constatado em Porto Velho não é um “privilégio” dos consumidores que não utilizam a água potável com a racionalidade necessária. A empresa que cuida, ou deveria, do sistema de águas e esgoto no Estado, a Caerd também contribui para a ampliação do abuso.

A falta de cuidados da Caerd ocorre com a falta de manutenção da rede. No centro da cidade é possível notar vazamentos constantes em vários pontos, alguns com mitos meses sem que sejam efetuados os reparos.

Um dos vazamentos que durante 24 horas despejava água límpida, potável pelo meio, no cruzamento das ruas D. Pedro e Brasília, área central da capital, após mais de um mês foi reparado. Graças ao apoio de uma funcionária da Caerd, de Rolim de Moura, que estava no local quando foi alertada sobre o vazamento. Após um contato com o engenheiro Mauro Berberian, o problema foi solucionado.

Caso o desperdício de água na capital seja mesmo superior a 70%, certamente a própria Caerd contribui em grande parte com a situação. Além de conscientizar o usuário abusado, a empresa também precisa ser cobrada por ações mais efetivas para se evitar o vazamento, o desperdício, que é um crime contra a natureza e o bolso de quem economiza, raciona e paga a conta.

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/editorial-o-criminoso-desperdicio-de-agua-em-porto-velho,76710.shtml

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »