saneamento basico

O futuro da água e esgoto em londrina começa a ser redefinido

Um problema que se arrasta há mais de 11 anos começa a ser solucionado pela administração municipal. A relação do município de Londrina com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) precisa de uma melhor definição quanto às atribuições de atividades e também na configuração jurídica. O contrato delegando à Sanepar a responsabilidade dos serviços de abastecimento data de 1973 com vigência de 30 anos. Venceu, portanto, em 2003 e não foi renovado. Uma relação mais objetiva e melhor para os londrinenses começa a ser construída pela Prefeitura. Edital de contratação de consultoria econômica, financeira e patrimonial publicado no Jornal Oficial da Prefeitura. A consultoria vai fazer uma diagnóstico da estrutura da Sanepar em Londrina. O assessor do prefeito Kireeff para projetos especiais, o economista Carlos Alberto Geirinhas, afirma que as soluções estudadas passam pelo conhecimento pleno da empresa.

São três os caminhos a serem estudados para uma solução que beneficie a população. 1) Municipalização dos serviços de Água e Esgoto, 2) Licitação dando oportunidade para empresas se habilitarem a um contrato de prestação de serviços, 3) Uma eventual negociação com a Sanepar para uma nova relação que priorize eficácia no atendimento aos consumidores.

O economista Geirinhas deixa claro que qualquer decisão exige um bom conhecimento da situação da empresa em Londrina. “Uma decisão importante como essas tem que passar por um estudo de conhecimento da empresa e estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira. Precisamos conhecer o patrimônio, a realidade da empresa, sua vulnerabilidade e o que foi realizado pela Sanepar nos últimos anos” – afirma, observando que isso passa por um levantamento de sua realidade técnica, econômica e financeira, entre outras variáveis. É o que Geirinhas chama de Du diligences, na linguagem técnica apropriada. É tarefa a ser feita por uma empresa de auditoria competente e independente.

Kireeff: momento importante 
“Esta é uma etapa importante para a geração de informações técnicas essenciais que subsidiarão a decisão que Londrina precisa tomar”, afirma o prefeito Kireeff. Para o prefeito, “ou assinamos um novo contrato com a Sanepar, ou criamos uma empresa municipal para substituí-lo, ou ainda partimos para uma licitação visando escolher quem irá administrar os serviços de abastecimento de água e saneamento em Londrina”.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »