saneamento basico

Obras para tratar água em Corumbá ficarão prontas em abril de 2018

Obras para tratar água e da linha de recalque para transferência de água tratada de Corumbá 4 está prevista para terminar em abril de 2018. A estrutura é parte importante do Sistema Produtor Corumbá, que vai custar R$ 70,6 milhões aos cofres públicos.

“A parte do DF está muito bem, tanto aqui quanto na estação de tratamento, em Valparaíso [GO]. A boa notícia é que Goiás já retomou sua parte da obra e comprou as bombas da captação”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, durante visita à intervenção na segunda-feira (9/10).

O sistema consiste em 14 quilômetros de tubulação com capacidade para captar até 2,8 mil litros de água por segundo. “Ela é captada no lago Corumbá 4, passa por uma adutora de água bruta de 28 quilômetros e desemboca na estação de tratamento de Valparaíso. De lá, trazemos nesta adutora de água tratada até o centro de distribuição, em Santa Maria”, explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice.

http://saneamentobasico.rds.land/plansab

As obras são uma parceria entre o governo do DF e o do Goiás. A Caesb é responsável pela construção da Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso (GO), e de 15,3 quilômetros de adutora de água bruta. Já a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) fica responsável pelos 12,7 quilômetros restantes de adutora, a captação e a estação de bombeamento, em Luziânia (GO).

As regiões do Distrito Federal que serão beneficiadas pelo sistema são Gama e Santa Maria, em um primeiro momento. Depois, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo também recebem a água vinda de Corumbá. Os municípios goianos que entram na lista são Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

Fonte: Jornal Opção

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »