saneamento basico

Obras para tratar água em Corumbá ficarão prontas em abril de 2018

Obras para tratar água e da linha de recalque para transferência de água tratada de Corumbá 4 está prevista para terminar em abril de 2018. A estrutura é parte importante do Sistema Produtor Corumbá, que vai custar R$ 70,6 milhões aos cofres públicos.

“A parte do DF está muito bem, tanto aqui quanto na estação de tratamento, em Valparaíso [GO]. A boa notícia é que Goiás já retomou sua parte da obra e comprou as bombas da captação”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, durante visita à intervenção na segunda-feira (9/10).

O sistema consiste em 14 quilômetros de tubulação com capacidade para captar até 2,8 mil litros de água por segundo. “Ela é captada no lago Corumbá 4, passa por uma adutora de água bruta de 28 quilômetros e desemboca na estação de tratamento de Valparaíso. De lá, trazemos nesta adutora de água tratada até o centro de distribuição, em Santa Maria”, explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice.

http://saneamentobasico.rds.land/plansab

As obras são uma parceria entre o governo do DF e o do Goiás. A Caesb é responsável pela construção da Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso (GO), e de 15,3 quilômetros de adutora de água bruta. Já a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) fica responsável pelos 12,7 quilômetros restantes de adutora, a captação e a estação de bombeamento, em Luziânia (GO).

As regiões do Distrito Federal que serão beneficiadas pelo sistema são Gama e Santa Maria, em um primeiro momento. Depois, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo também recebem a água vinda de Corumbá. Os municípios goianos que entram na lista são Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

Fonte: Jornal Opção

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »