saneamento basico

Pedido de CPI para apurar venda da Saneatins a Odebrecht

Pelo andar da carruagem, a CPI da Foz/Saneatins está mais perto de acontecer do que se imagina. Foi definido, durante a tarde desta quarta-feira, 19, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará as irregularidades na venda da Saneatins, bem como as planilhas de cobrança da tarifa da água e do esgoto, e da renegociação com a Prefeitura de Palmas.

Foi eleito presidente da CPI o deputados Eduardo do Dertins (PPS), e como vice, o deputado José Augusto Pugliese (PMDB). Já a relatoria ficou a cargo do deputado Vilmar do Detran (SDD), que foi indicado pelo presidente da Comissão.

Ficou estabelecido entre os deputados que as reuniões da CPI acontecerão nas terças-feiras, às 14h.

Vendo que não tinha mais jeito, e por não ocupar nenhuma função na CPI da Foz/Saneatins, o deputado, líder do governo na Assembléia, Carlão da Saneatins (PSDB), se ausentou da reunião.

Discursos

Como parte do início das atividades e da programação para os trabalhos da Comissão, o deputado José Augusto requereu cópias de contratos, desde 1998, que abrangem a venda de cotas do Governo do Estado para a empresa Emsa, e desta para a Foz/Saneatins, além de planilhas de cobrança da tarifa da água e do esgoto, e da renegociação com a Prefeitura de Palmas.

A tentativa de Pugliese é rastrear as irregularidades na venda da Saneantins desde o seu princípio, quando parte da mesma foi vendida à construtora Emsa.

O presidente da comissão aceitou o pedido e sugeriu o prazo de uma semana para que os contratos sejam disponibilizados. “A CPI tem poder de polícia. Eu espero não ter que usá-lo para que nossas solicitações sejam atendidas”, disse Eduardo. O requerimento sugerido deve ser apresentado na próxima semana.

O mesmo tom se viu nos discursos dos demais integrantes. Bonifácio disse que as tarifas da empresa que, segundo ele, são as mais altas do País são uma extorsão ao bolso dos tocantinenses. Já para Vilmar do Detran, a concessionária “não olha o lado social”, mas apenas o seu próprio lucro.

ENTENDA O CASO

O deputado Eduardo do Dertins (PPS) irá presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da empresa Foz/Saneatins. O deputado José Augusto (PMDB) foi empossado como vice-presidente

Os deputados Eduardo do Dertins (PPS) e José Augusto (PMDB) foram eleitos e empossados, respectivamente, como presidente e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da empresa Foz/Saneatins, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19. Em seguida, o parlamentar Vilmar do Detran (SDD) foi indicado pelo presidente eleito para a função de relator.

Os deputados concordaram ainda em estabelecer às terças-feiras, às 14h, como data e horário para as reuniões da comissão. Também participou o parlamentar José Bonifácio (PR). Já o tucano Carlão da Saneatins (PSDB) se ausentou.

Discursos

Definido o comando da CPI, os deputados conversaram sobre as primeiras iniciativas como a de conhecer alguns documentos relativos à empresa.

O deputado José Augusto sugeriu que a CPI solicite cópias de contratos, desde 1998, que abrangem a venda de cotas do Governo do Estado para a empresa Emsa, e desta para a Foz/Saneatins, além de planilhas de cobrança da tarifa da água e do esgoto, e da renegociação com a Prefeitura de Palmas.

O presidente da comissão aceitou o pedido e sugeriu o prazo de uma semana para que os contratos sejam disponibilizados. “A CPI tem poder de polícia. Eu espero não ter que usá-lo para que nossas solicitações sejam atendidas”, disse Eduardo. O requerimento sugerido deve ser apresentado na próxima semana.

O mesmo tom se viu nos discursos dos demais integrantes. Bonifácio disse que as tarifas da empresa que, segundo ele, são as mais altas do País são uma extorsão ao bolso dos tocantinenses. Já para Vilmar do Detran, a concessionária “não olha o lado social”, mas apenas o seu próprio lucro. (Glauber Barros)

Fonte:

http://cenariotocantins.com.br/principal/comissao-da-cpi-fozsaneatins-e-definida-eduardo-do-dertins-presidente-e-jose-augusto-vice/

 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »