saneamento basico

PI: Equipe de transição busca no TCE informações sobre contratos

O relatório da equipe de transição do governador eleito Wellington Dias (PT) sobre a situação das finanças do Estado deve ser apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (1º). Os membros da equipe afirmam estar encontrando dificuldades para ter acesso a informações essenciais para o futuro governo como dados sobre contratos, empenhos e a relação de obras paradas.

A ex-presidente da Agespisa, Viviane Moura, uma das integrantes da comissão, informou que somente após a entrega destes documentos o relatório poderá ser finalizado. A equipe aguarda ainda a confirmação da assessoria de Wellington Dias (PT) para confirmar a data de retorno do petista a Teresina. Wellington está em Brasília cumprindo as últimas atividades no Senado Federal.

A preocupação da equipe de transição é que Wellington Dias possa ter acesso a esses dados antes de tomar posse. Em entrevista anterior o ex-secretário de Fazenda, Francisco José, afirmou que a equipe de transição ainda não sabe o volume de obras paradas e o valor de debito. “Essas informações são necessárias para restabelecer a normalidade destas obras quando o governador assumir. Buscamos esses dados no TCE”, disse.

Segundo Franzé, o Estado possui sete convênios inadimplentes. Existe a informação de que pelo menos mais 58 poderão se tornar irregulares até o final do ano se não houver a adequação do Estado ao limite prudencial de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os convênios e as operações de créditos são as principais fontes para a realização de obras de grande porte no Estado. O futuro governo precisa dessas informações com antecedência para evitar que parcerias futuras com o Governo Federal fiquem inviabilizadas nos primeiros anos da administração de Wellington Dias.

Por: Lídia Brito – Jornal O Dia

Últimas Notícias:
Seis municípios devem receber estações móveis de tratamento de esgoto

Seis municípios devem receber estações móveis de tratamento de esgoto

O modelo de estações móveis de tratamento de esgoto, apresentado pela Corsan como uma forma de acelerar o saneamento no Rio Grande do Sul, começa a se espalhar pelo Estado. Depois da unidade pioneira em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, já em operação, a Companhia avança com a implantação de estações em Horizontina, São Luiz Gonzaga, Frederico Westphalen e Serafina Corrêa.

Leia mais »