saneamento basico

Prefeitura propõe renovação da concessão da Sanepar por 30 anos

Projeto de lei encaminhado pelo prefeito Beto Costa à Câmara Municipal de Goioerê prevê a renovação da concessão para que a Sanepar administre os serviços de saneamento básico – abastecimento de água e esgoto sanitário – no município por um período de 30 anos.

Junto com o projeto que renova a concessão, foi encaminhado outro que implanta o programa de saneamento básico no município, prevendo obras que deverão ser realizadas nas próximas décadas, de acordo com a projeção de aumento da população.
A concessão para que a Sanepar administre os serviços de saneamento básico em Goioerê está vencida desde 2003, e desde então ela é renovada de forma precária, a fim de que os serviços não sejam interrompidos.
Uma audiência pública realizada em dezembro do ano passado discutiu os investimentos realizados pela empresa e a projeção de serviços que deve ser executados nos próximos 30 anos, sendo que esse plano deve ser revisto a cada da quatro anos.
O contrato de concessão prevê que as tarifas serão as mesmas aplicadas nos demais municípios do Paraná e que são definidas pelo Governo do Estado. Goioerê é o município da região com o maior percentual de população atendida com água tratada – acima de 99% – e a meta é de universalizar os serviços, ou seja, atingir 100%.
O projeto será lido na sessão de segunda-feira, 8, e a partir e então passará a ser discutido nas comissões legislativas, devendo ser votado ainda este ano.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »