saneamento basico

Presidente e diretor da Saneatins são intimados para depor na CPI

Estão intimados a prestar esclarecimentos aos deputados o diretor-presidente da Emsa, Anníbal Crosara Júnior, o diretor-vice-presidente, Adriano José Crosara, e o presidente da Foz-Saneatins, Mário Amaro da Silva. Os depoimentos estão agendados para o dia 22 deste mês.

Entretanto, como a atual proprietária da concessão se nega a enviar as informações requeridas pela CPI, os deputados prosseguem com a investigação documental por outros órgãos. Entre eles a Jucetins, a quem foi solicitado cópias de arquivos relativos à questão, e a Secretaria de Infraestrutura, a quem se pediu cópias relativas à privatização da Saneatins.

As prefeituras tocantinenses continuam a colaborar com a investigação. No expediente desta reunião, foram lidos ofícios enviados de Dois Irmãos, Dueré, Juarina, Araguaçu, Arraias, Miracema, Itapiratins, Vanderlândia, Babaçulândia, e de Porto Nacional, entre outros.

Um dos ofícios chamou a atenção do presidente da CPI, deputado Eduardo do Dertins (PPS). Enviado da cidade de Cariri, o documento relata que o município não dispõe de cópia do contrato de prestação de serviço e que este se encontra apenas com a concessionária. Mais grave é a afirmação do documento lido pelo presidente de que a empresa alterou os prazos contidos no contrato sem autorização legislativa, em suposta fraude.

Ainda nesta reunião, foi aprovada a solicitação de uma pesquisa de satisfação do consumidor com a qualidade, continuidade e o preço cobrado pelo serviço de saneamento.

Eduardo do Dertins relatou ainda como proveitosas as visitas realizadas por membros da CPI à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Agência Tocantinense de Regulação (ATR), quando defendeu a ideia de que a tarifa de água e esgoto deve ser definida pelo órgão de regulação, após estudo que não foi realizado, e não baseado em uma suposição da própria empresa concessionária, como ocorre atualmente.

Fonte e Agradecimentos: http://www.jornalportonews.com.br/?pg=not%EDcia&id=4440

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »