saneamento basico

Procurador critica má prestação de serviço e Cagepa pode perder concessão em CG

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) pode deixar de ser a responsável pelo fornecimento de água em Campina Grande. De acordo com o procurador geral do município, José Fernandes Mariz, a concessão para que a empresa gerencie os serviços na cidade está vencida desde 2014 e a Cagepa trabalha sem amparo legal.

José Fernandes Mariz afirmou que a administração municipal analisa, no momento, a prestação do serviço da Cagepa à cidade, mas adiantou que vários problemas já foram constatados.

“A Cagepa não faz uma obra de esgotamento sanitário em Campina Grande. A Prefeitura é quem executa esses serviços quando faz calçamentos de ruas. Além disso, enfrentamos problemas com a falta d’água e o que vamos fazer é observar se a Cagepa está cumprindo com as determinações que a concessão determina”, disse.

Ele adiantou que a Prefeitura de Campina Grande pode optar por realizar um processo licitatório para a escolha de uma nova empresa responsável pelo serviço. “Se a Cagepa quiser, pode participar da licitação. Se for a melhor, ganha o processo”, disse.

Para José Fernandes Mariz, a “Cagepa não vem nem de longe prestando eficiência no trabalho”. O procurador falou que o estudo feito pela administração campinense pode ser concluído em até 40 dias.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), afirmou que um novo processo para concessão será iniciado e debatido com a Câmara de Vereadores. Ele ainda não descartou a possibilidade de a Prefeitura assumir a gestão do serviço.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »