saneamento basico

Quantia paga por tratamento de esgoto sem o serviço será devolvida

Após pressão da população, insatisfeita com a cobrança da taxa de esgoto em Mauá em bairros que não recebem tratamento, a Odebrecht Ambiental reembolsará o valor cobrado no mês passado, na forma de descontos nas próximas duas contas de água. A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade foi inaugurada pela empresa em dezembro de 2014 e a operação começou em julho. A cobrança é de R$ 21,29 por 10 m³.

“Em 2003, quando foi assinada a concessão com a Odebrecht para o serviço de esgoto, constava no contrato que, a partir do funcionamento da ETE, poderia ser cobrada taxa pelo esgoto tratado e isso se deu no mês de julho, início do tratamento. Mas como isso ainda não está acontecendo em 100% da cidade, a Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos) conversou com a empresa para que a cobrança seja feita nos casos em que já há o serviço”, falou o superintendente da Arsep, Rômulo Fernandes. Atualmente, apenas os bairros Parque São Vicente e jardins Sônia e Silvia Maria dispõem de coleta e tratamento de esgoto. Para esses locais, a tarifa emitida em julho permanece válida.

O superintendente ressalta que a cobrança para as demais áreas será feita conforme o avanço da cobertura do serviço. “Até o começo de novembro devem ter interligações chegando a 80% de tratamento. Conforme a Odebrecht for comprovando, vamos autorizando a cobrança.”

A ETE possui três tanques, com vazão média de 375 litros de esgoto por segundo cada, totalizando 1.125 litros tratados por segundo.

Fonte: https://www.dgabc.com.br/(X(1)S(0fadrwzvthb1pa5rvjfkntwi))/Noticia/1539807/quantia-paga-por-tratamento-de-esgoto-sem-o-servico-sera-devolvida

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »