saneamento basico

Quase 80% de Rio Branco não tem coleta de esgoto

Capital acreana está entre as 15 cidades com pior saneamento básico. Pesquisa é do Instituto Trata Brasil, com base em dados coletados em 2014.

Rio Branco ficou entre as 15 cidades brasileiras com o pior sistema de saneamento básico do país, segundo pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2014. Entre os 100 maiores municípios do Brasil, a capital ficou na 90ª posição do ranking.

O G1 entrou em contato com o Departamento Estadual de Água e Sanemaento (Depasa), por meio da assessoria de comunicação, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

De acordo com o estudo, 78,7% da população de Rio Branco não tinha esgoto coletado no ano de 2014. Nesse quesito, a cidade foi considerada a 10ª do país com a pior coleta, ocupando a 91º colocação no ranking. Belo Horizonte (MG) e Franca (SP) foram os locais que lideraram a lista nesse ponto, com 100% do esgoto coletado.

Em relação ao fornecimento de água, o Trata Brasil afirma que quase 50% dos rio-branquenses não eram atendidos com fornecimento de água. O percentual deixou Rio Branco como a quinta com pior abastecimento (96º lugar no ranking), ficando atrás apenas das cidades de Santarém (PA), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Ananindeua (PA).

Perdas na distribuição
O instituto também apresentou dados sobre as perdas na distribuição. Segundo a pesquisa, 61,53% da água produzida em Rio Branco era perdida na distribuição, sendo considera a 7ª cidade onde mais se perde água (94ª colocação no ranking).

Além disso, no ano em que foram coletados os dados, a capital tinha 63,28% de perdas no faturamento no que diz respeito ao fornecimento de água.

Trata Brasil
Os dados usados pelo Instituto Trata Brasil no levantamento são os mais recentes disponibilizados pelo Ministério das Cidades. Além dos índices de perda de água e coleta de esgoto, o estudo analisa uma série de indicadores de saneamento para dar notas e fazer um ranking das 100 maiores cidades brasileiras.

Fonte: G1
Foto: Aldo Sampaio/Arquivo Pessoal

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »