saneamento basico

Maringá aparece na 4ª posição em ranking que avalia o saneamento

Maringá se classificou em 4º lugar em um ranking que avalia o saneamento básico no Brasil, considerando cidades com mais de 100 mil habitantes. Estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) por meio de dados de 2015 obtidos pelo DataSUS, do Ministério da Saúde.

Foram avaliados 231 municípios que forneceram os dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), contemplando 26 das 27 capitais brasileiras. A única capital que não foi incorporada ao estudo foi São Luís (MA), por conta do não fornecimento de dados.

A pontuação máxima que pode ser alcançada no ranking é de 500%. Maringá obteve 496,28%, ficando na quarta posição. Nos três primeiros lugares estão as cidades paulistas Piracicaba (499,92%), Birigui (499,51%) e Santos (497,48%).

Apenas 6% dos municípios atingiram a pontuação de enquadramento na categoria Rumo à Universalização, ou seja, cidades que têm ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico.

No Paraná, além de Maringá, Curitiba, com 491,25%,  entra na categoria Rumo à Universalização.

Já 18% dos municípios brasileiros estão em Compromisso com a Universalização e 76% na categoria Primeiros Passos para a Universalização, o que demonstra o quão distante o Brasil está da universalização.

ranking que avalia o saneamentoIndicadores

O ranking leva em conta cinco indicadores: o abastecimento de água (índice de atendimento da população total com rede de água ); coleta de esgoto (índice de atendimento da população total com rede de esgotos); tratamento de esgoto (índice de esgoto tratado referido à água consumida); coleta de lixo (taxa de cobertura do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares em relação à população total do município); e destinação adequada de resíduos sólidos (percentual de resíduos sólidos domésticos (RDO) e públicos (RPU) gerados pelo município destinados adequadamente).

Fonte: O Diario

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »