saneamento basico

Rio de Janeiro também tem risco de falta de água

O volume das chuvas deve voltar ao normal nos próximos dias no Rio de Janeiro, de acordo com a previsão do instituto Climatempo, mas não afastará definitivamente o risco de desabastecimento, pois o nível dos reservatórios está muito baixo.

O governador Luiz Fernando Pezão já admitiu a possibilidade de faltar água no interior, se não chover nos próximos 30 dias.

O Ministério Público Federal questiona na Justiça o acordo feito pela União com mais dois Estados – Minas Gerais e São Paulo -, que permite a redução do volume do rio Paraíba do Sul para abastecer cidades paulistas.

O MPF afirma que o acordo já provoca falta de água em cidades do interior do Rio de Janeiro, como Barra Mansa.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) também já se manifestou alertando para o risco de colapso no abastecimento de água no Rio, caso o governo paulista continue retendo volumes do rio Jaguari, um dos afluentes do rio Paraíba do Sul, acima do que é permitido pelo governo federal.

Veja abaixo o mapa do desabastecimento na cidade do Rio de Janeiro

 

Últimas Notícias:
SABESP firma parceria com a Transcend para acelerar o projeto de infraestrutura hídrica e a transformação digital da engenharia no Brasil.

SABESP firma parceria com a Transcend para acelerar o projeto de infraestrutura hídrica e a transformação digital da engenharia no Brasil

A SABESP, uma das maiores concessionárias de água e esgoto do mundo, firmou um acordo de longo prazo com a Transcend, líder em software de projeto generativo para infraestrutura crítica, para levar automação e inteligência de dados ao planejamento e projeto iniciais de estações de tratamento de água e esgoto em 377 municípios do estado de São Paulo.

Leia mais »