saneamento basico

RS: Airton Artus busca apoio da AGERGS na intermediação de problemas com a Corsan e AES Sul

O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, o secretário-geral de Governo, Tiago Quintana, e o secretário de Planejamento, Telmo Kist, estiveram nesta quinta-feira, 15, em Porto Alegre, em audiência na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS).

O encontro com o conselheiro-presidente, Carlos Martins, e o vice-presidente, Ayres Apolinário, buscou especialmente a intermediação da AGERGS junto à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A Capital do Chimarrão busca a reparação da pavimentação danificada pelas obras da estatal no centro da cidade. Além disso, Artus denunciou a demora no atendimento da AES Sul a clientes atingidos pela falta de energia elétrica após o temporal da última semana.

A Agência Reguladora existe para assegurar a prestação de serviços de qualidade das empresas públicas ou prestadoras de serviços públicos delegados. Diante disso, o Governo Municipal debateu a possível intervenção da mesma nos problemas enfrentados com as prestadoras de energia elétrica e saneamento no município. Apesar da boa relação institucional com a Corsan, o prefeito de Venâncio Aires relata que foram realizadas diversas denúncias de pavimentação irregular em obras de saneamento da Corsan no município sem as devidas providencias para conserto.

‘A situação deixada no calçamento do centro da cidade é insustentável. Atualmente temos a convicção de que só o asfaltamento dessas ruas centrais será capaz de recuperar o problema. Buscamos uma alternativa de responsabilização da Corsan ou que ela permita a utilização de recursos do Fundo de Gestão Compartilhada para o recapeamento’, esclarece Airton Artus.

As obras de esgotamento sanitário que abrangem grande parte do perímetro urbano de Venâncio Aires devem seguir até 2016. A Corsan tem obrigação de remover e recolocar o paralelepípedo sem danos a sua regularidade. No entanto, na maioria dos casos, a Administração Municipal e a população observam estragos na pista, buracos e restos de material depositados sobre a pista.

A direção da AGERGS prometeu se reunir com a nova presidência da Corsan assim que a composição de toda a diretoria estiver definida. Os conselheiros da Agência consideram justas e possíveis as reparações buscadas pelo Município junto à Corsan.

Com relação à AES Sul, Airton Artus relatou o deslocamento de equipes terceirizadas para atender a região metropolitana, deixando descoberto o município de Venâncio Aires. ‘Algumas localidades ficaram até 48 horas sem energia elétrica e outras ainda estão sofrendo com o desabastecimento, num prejuízo incalculável para famílias e comerciantes’, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

Últimas Notícias: