saneamento basico

Sabesp é premiada pela qualidade em saneamento

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) teve uma participação de destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2016, realizada na noite de terça-feira (22/11) em São Paulo. A companhia reafirmou seu compromisso com a excelência em suas atividades ao conquistar troféus nas principais categorias da premiação, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) com o objetivo estimular a aplicação de boas práticas de gestão nas empresas do setor em todo o país e reconhecer as organizações que se destacam pela utilização desses recursos.

O PNQS é dividido em seis categorias, cada uma delas correspondendo a uma pontuação. As cinco primeiras classificações são os níveis B (125 pontos), I – Bronze (250 pontos), II – Prata ou Ouro (500 pontos), III – Platina (750 pontos) e IV Diamante (1.000 pontos). A sexta categoria refere-se ao prêmio Inovação da Gestão em Saneamento (IGS), direcionado a uma prática específica adotada em empresas de saneamento e meio ambiente, avaliada na forma de um case.

A Diretoria Metropolitana da Sabesp, que atende a Região Metropolitana de São Paulo e a Região Bragantina, foi premiada com o Troféu Platina ao atingir o nível III do PNQS, denominado “Avanços para a Excelência”, categoria destinada a companhias e organizações que já estão em fase mais avançada de construção de um sistema de gestão classe mundial. A Unidade de Negócio Leste da companhia foi ainda mais longe e recebeu o Troféu Diamante por alcançar o nível IV, “Critérios de Excelência”. Já a Unidade de Gerenciamento Regional Billings conquistou o Troféu Prata, nível II, conhecido como “Rumo à Excelência”.

A premiação foi recebida pelo presidente da Sabesp, Jerson Kelman; pelo diretor Metropolitano, Paulo Massato; e pelos superintendentes de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana, Marcello Xavier; e da Unidade de Negócio Leste, Márcio Gonçalves Oliveira, além de outros funcionários que participaram da cerimônia. Ao falar aos presentes, Jerson Kelman destacou a importância da qualidade na gestão para o desenvolvimento do saneamento e, por consequência, do benefício direto à população.

“A excelência em gestão não é um fim em si mesmo, excelência em gestão é algo relacionado a fazer com que as equipes funcionem melhor, que as pessoas envolvidas no processo se sintam mais felizes e tenham maior produtividade para avançarmos [em saneamento]. Temos muito ainda a fazer”, disse o presidente. A Sabesp também saiu premiada na categoria Inovação da Gestão em Saneamento. O encarregado de Serviços de Água Lidemberg Antonio Rodrigues recebeu o Troféu IGS pelo trabalho de gestão de vazamento de água apresentado na disputa

Por meio de suas unidades de negócio, a Diretoria Metropolitana da Sabesp participa do PNQS desde sua primeira edição, há 20 anos, e já recebeu prêmios em todos os níveis. A essência do PNQS é o Modelo de Excelência na Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, que tem entre seus objetivos a promoção da competitividade e da sustentabilidade, a avaliação e a melhoria da gestão, mensuração objetiva dos resultados do negócio e a uniformização da linguagem e da comunicação gerencial, entre outras vantagens. O modelo é baseado em fundamentos como aprendizado organizacional, inovação, conhecimento sobre clientes e mercados e responsabilidade social.

Fonte: Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – Aesbe

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »